Construir estratégias de Marketing Digital passou a ser uma “obrigação” para a sobrevivência de organizações.
Mas afinal, quais estratégias de Marketing são mais assertivas para um tipo de negócio? São todas iguais?!
Primeiramente é importante que entenda que cada segmento possui uma determinada característica e nenhum negócio é igual.
Cada um possui suas particularidades!
Após chegarmos à essa conclusão é possível observarmos que algumas estratégias de Marketing Digital possuem mais “assertividade” do que outras.
E para te auxiliar neste ponto, compilamos as 7 melhores tendências de Marketing Digital que empresa B2B vêm utilizando.
Vamos juntos?!
O que é Marketing Digital?
O Marketing Digital funciona através da promoção de produtos e marcas pelo meio digital, pois é uma das maneiras que as empresas se comunicam com seu público de forma direta e personalizada.
Os canais digitais que facilitam a vida de empresas de marketing digital seriam blogs, sites, redes sociais, e-mail e outras maneiras de divulgação de marcas.
Este tipo de divulgação é realizado não somente por empresas grandes, mas faculdades, pessoas, organizações (ONGs), igrejas e outras associações, pois cada um mencionado possui uma forte influência na tomada de decisão das pessoas.
Suponha-se que uma universidade realiza uma campanha de marketing digital, onde menciona sobre promoção para calouros com 60% de desconto na primeira mensalidade e a matrícula é isenta, ou seja, chamará atenção de muitas pessoas, que sentirão maior interesse de conhecer mais sobre a universidade e seus cursos.
É possível, neste caso, realizar a divulgação tanto por blogs, e-mails de pessoas interessadas e claro, as próprias redes sociais, que conduzirão uma excelente propaganda de sua marca.
Benefícios do Marketing Digital nos dias de hoje
As tendências de marketing digital é simplesmente uma ciência que evolui gradativamente, e visa satisfazer todas as necessidades do cliente, além de ter como foco principal os lucros e o resultado dessas compras e contratações de serviços.
Atualmente, o marketing digital se espalhou por toda a web e todas as pessoas conseguem visualizar propagandas de produtos e serviços a todo momento, e na maioria das vezes será apresentado alguma informação sobre aquilo em que o cliente realmente gostaria de adquirir.
É muito importante que todos os empresários tomem conhecimento do marketing digital, porque será ele quem abrirá as portas para o seu negócio crescer rapidamente e conseguir mais clientes.
As tendências de marketing digital devem ser sempre estudadas e anotadas, de modo a compreender e colocar em prática tudo o que conheceu, visto que a ferramente lhe gera valores tanto no presente quanto no futuro, com relação aos produtos e serviços ofertados em seu nicho.
As empresas devem ter ciência de que construir uma relação com o cliente é um passo fundamental para fidelizá-lo, além de haver a hipótese dele recomendar sua marca para outras pessoas.
Por que investir no Marketing?
Independentemente de seu negócio, as tendências de marketing digital devem ser seguidas pelas grandes e micro empresas, e algo que as pequenas empresas precisam observar nas maiores é o fato delas estarem ali por um motivo: marketing estratégico.
Uma empresa capaz de dominar este tipo de informação conseguirá estar atento e se antecipar às novidades que surgem ao longo das semanas e meses, para conseguir acompanhar, gerar valores aos produtos e procurar aumentar os lucros através das vendas de produtos ou serviços.
Perceba que as tendências de marketing digital não são somente divulgações dos produtos e serviços, mas uma variedade de conceitos estratégicos e metodologias que estão em constante mudança e ainda procuram se adaptar às modificações sociais.
7 melhores tendências de Marketing Digital
Confira as 7 melhores tendências de marketing digital para serem trabalhadas por você em sua empresa, de modo que consiga alavancar os usuários e gerar mais vendas ao seu negócio.
Guest Posts
Você já ouviu falar sobre a técnica de Guest Post?!
Esta estratégia nada mais é do que ser convidado para escrever em sites e blogs de parceiros.
Entender o que é Guest Post é extremamente importante para otimizar e gerar Marketing Digital de alta qualidade para sua empresa.
Caso queira explorar sobre este assunto é só clicar no link acima!
Dentre os benefícios do guest posts, destacam-se:
– Colocar seu site/página no topo dos mecanismos de busca, como o Google;
– Aumentar o tráfego para o seu site;
– Construir relacionamento de negócios com outras organizações;
– Engajamento de novos clientes;
– Maximização da marca da sua empresa na internet;
– Criar Marketing de Conteúdo para sua empresa;
– Tornar-se referência em seu segmento.
Caso você seja o dono do blog e decida convidar algum especialista no nicho que seu site costuma abordar, o artigo que terá sua publicação feita é simplesmente um Guest Post.
A divulgação será maior, visto que aquele criador de conteúdo realizará a criação de materiais para outros sites, de modo que consiga atingir mais pessoas distintas, ou seja, conseguir chegar em outro público diferente.
Toda vez que realizar uma publicação sobre temas específicos no site, o seu público-alvo passará por uma renovação, visto que seus posts poderão chegar em pessoas que jamais haviam tido contato com seus produtos ou serviços.
Será possível aumentar o interesse dessas pessoas por seu conteúdo e pela sua empresa, produtos ou serviços ofertados, tudo graças aos materiais criados para o site.
Marketing de Conteúdo
Outra questão que algumas pessoas levantam é: Marketing de Conteúdo, o que é?
O Marketing de Conteúdo é simplesmente uma estratégia com foco em aumentar o engajamento para alcançar um público-alvo e conseguir ter uma rede de clientes maior, através de conteúdos excelentes e relevantes.
Com seu conteúdo será possível atrair, envolver e conseguir gerar valores de acordo com a percepção positiva das pessoas com relação à sua marca, de modo que consiga aumentar os negócios.
Criar não significa ser somente excelente, o conteúdo precisa ser interessante o suficiente para ajudar as pessoas a resolverem problemas, tirar dúvidas ou simplesmente lhes ensinar algo que poderá ser muito valioso.
Seu conteúdo passará uma mensagem ideal ao público no momento em que mais será necessário, de modo que sua empresa consiga superar todas as expectativas dos leitores, que sentirão desejo de mostrá-los para outras pessoas.
Perceba que, ao ajudar seu público, haverá uma troca equivalente, ou seja, o leitor trará outras pessoas para conhecerem seu site, seu conteúdo e consequentemente passarão a ter interesse em seus produtos ou serviços.
As tendências de marketing digital contam com outras estratégias focadas diretamente ao marketing de conteúdo, estas que levantam e documentam pontos importantes antes de realmente pensar em fazer alguma coisa.
Mobile Marketing
Jamais esqueça do mobile marketing, uma das tendências de marketing digital, visto que atualmente no Brasil há um percentual de 79% de tráfego gerado de tablets, notebooks e celulares, sem contar que as previsões em 2021 só aumentem.
Procure sempre evitar ter um site sem qualquer design, porque isto deixa de ser atrativo ao leitor, além de poder perdê-los. Lembre-se que o Brasil está na 2° posição no ranking dos países que fazem mais uso de aplicativos ao mês.
O mobile marketing deve estar inserido em suas estratégias para conseguir mais leads ao seu funil de vendas, dessa maneira conseguirá mais clientes e lucros.
Google Meu Negócio
Outra das principais tendências de marketing digital é o Google Meu Negócio, uma ferramenta totalmente gratuita oferecida pela empresa mais poderosa do mundo, que visa colocar outras empresas no meio digital para serem ranqueadas nos buscadores do Google.
Será necessário apenas preencher um formulário para cadastrar a sua empresa com dados mais básicos, no caso de funcionamento e endereços de contato.
Neste formulário ocorrerá a divulgação de seus produtos e serviços conforme o algoritmo do Google, de modo que surja até mesmo no Google Maps.
Esta ferramenta consegue aumentar a exposição da empresa via Google, visto que será um feito muito importante para alavancar mais clientes.
Além de existir a possibilidade de criar um canal para comunicações entre as empresas e os clientes por fichas que foram preenchidas, algo que facilitará ainda mais a comunicação entre empresa e cliente.
WhatsApp Marketing
O WhatsApp não se resume a um mero trocador de mensagens.
É uma ferramenta essencial para quem faz uso de marketing digital, e por conta disso, existem bilhões de usuários ativos se comunicam com empresas através de contato comercial, no caso do WhatsApp Business.
As empresas podem realizar o envio de mensagens sobre promoções de produtos ou serviços, além de haver a possibilidade de avisar sobre algo novo que chegou à empresa e está com preço em conta, de modo a chamar sempre atenção do consumidor de alguma maneira.
Podcasts
No ano de 2020, o podcast teve um crescimento rápido e a tendência é aumentar mais até o fim de 2021 e em 2022.
Isso porque se assemelha aos programas de rádio, que contam com entrevistas, debates ou aulas sobre algum tema em específico.
Atualmente, os podcasts possuem grande importância no consumo de conteúdo por conta das rotinas agitadas de muitas pessoas, ou seja, investir nessa opção é outra maneira de conseguir alavancar seu site para ter melhores resultados.
Automação de Marketing
Automatizar processos é importante na etapa de contribuição de produtividade e da rentabilidade de seus negócios.
No caso do marketing digital não é nada diferente, visto que conta com uma variedade de ferramentas importantes, como é o caso de e-mail marketing.
Criar estratégias e automatizá-las, além de garantir redução em tempo gasto há o grande benefício de construir estratégias personalizadas para contornar possíveis objeções.
CONCLUSÃO
Algumas estratégias de Marketing Digital são mais assertivas do que outras, de modo geral.
Como comentamos anteriormente…
Cada tipo de negócio possui suas particularidades e não há exatamente uma fórmula perfeita de Marketing Digital.
É importante que crie um Plano de Marketing e vá otimizando a jornada do seu cliente ao longo de suas estratégias.
Bons negócios,
Até a próxima!