Há quem pense que a gestão de negócios surgiu a pouco tempo. Um erro comum pensar assim, tendo em vista que não há relatos diretos do uso desse termo antigamente. Entretanto, sua aplicação sempre foi necessária, tendo em vista todo o desenvolvimento da civilização.
Um exemplo claro de construção que utilizou a gestão de projeto foi a construção de pirâmides. Aconteceu a mais de 5.000 anos atrás, mas ainda é um marco para o mundo e elas continuam de pé.
É claro, os métodos utilizados para gerenciar essa construção podem ser bem diferentes, entretanto, a ideia central era exatamente a mesma.
Pensando nisso, hoje vamos destrinchar com mais detalhes a história da gestão de projeto, bem como seu futuro.
Gestão de projetos no passado
Bem, como mencionado acima, um dos primeiros grandes marcos para essa área foi a construção de pirâmides. Elas com toda certeza levaram um maior detalhamento sobre as necessidades para uma construção tão grande. Organização de material, tempo e até pessoas.
Sendo assim, vamos partir dessa ideia. Podemos considerar que tudo começou nessa época… com toda certeza foi necessária uma boa gestão de projetos para trabalhar com a arquitetura e engenharia na construção de pirâmides. E graças a isso e outros fatores, ainda podemos admirar esses locais.
Provavelmente isso voltou a acontecer diversas vezes no futuro. Grandes civilizações, tanto na Europa como na América, possuem um vínculo enorme com a organização em seus edifícios, vamos entender melhor a seguir.
Gestão de projetos no passado europeu
Bem, sabemos que a Europa se construiu a partir de anos de guerra. Mas, além disso, tiveram outros fatores extremamente marcantes que podem ser ligados à gestão de projetos. Exemplo claro disso é a construção de Roma.
Já deve ter ouvido falar que Roma não foi construída do dia para a noite. Assim foi, um grande império como aquele não poderia simplesmente surgir do nada. Grandes construções como o coliseu, demandaram muito tempo para serem finalizadas, mas ainda hoje marcam o cenário.
Outro exemplo são as catedrais e igrejas. Belos locais que custaram um bom tempo para ter seu desenvolvimento finalizado. Existem muitas e são locais belíssimos, sem uma boa gestão, muitas dessas construções nem existiriam mais!
Gestão de projetos no passado americano
Bem, na América as coisas podem ser um pouco diferentes porque os conhecimentos sobre as civilizações que residiam aqui não é tão extenso. Ao menos, não chega a todos… Por outro lado, conseguimos destacar alguns marcos bem interessantes.
A cidade Asteca de Tenochtitlan foi uma das grandes obras situadas na América Central. Com certeza foi realizada a partir de anos de planejamento que conseguiram moldar completamente o local.
A gestão de projetos sempre foi marcante. Não apenas quando se trata de construções, mas, o que temos do passado em potencial é exatamente esses edifícios. Entretanto, há outros pontos para considerar que falaremos agora mesmo!
A formatação da gestão de projetos
Ainda no passado, mas agora um pouco mais recente, tivemos mudanças enormes em todo o mundo. A Segunda Guerra Mundial foi palco para uma grande formatação na gestão de projetos. Todas essas alterações começaram, no entanto, ainda no século XIX.
Isso porque a Revolução Industrial tornou possível alterações grandiosas ao redor do mundo. Grandes ferrovias eram o centro das atenções e a corrida armamentista se tornou necessária para grandes países como os EUA e também a URSS.
Nesse momento, muitas alterações surgiram para guiar melhor os processos de gestão de projetos. Muito é falado sobre o Diagrama de Barras, os métodos PERT e também o CPM. Eles conseguiram favorecer bastante a formatação de trouxeram pontos importantes para os dias atuais.
Project Management Institute
Até 1959 não existia um lugar apropriado para a prática de gestão de projetos. Bem, com essas grandes alterações diversas oportunidades surgiram e graças a isso existem oportunidades para o desenvolvimento da parte referente a gestão de projetos, extremamente importante atualmente.
Mas é claro, as práticas de gestão de projetos ainda passam por grandes alterações, pouco a pouco se tornando mais famosas. O desenvolvimento das mesmas acontece de maneira natural e pode gerar melhorias gradativas para diferentes setores.
A tecnologia e a gestão
Bem, depois de muitos anos, a tecnologia tornou o mundo mais conectado. A passagem de informações se tornou viável, mesmo com pessoas residindo em pontos bem distantes. Essas tecnologias favoreceram o crescimento do desenvolvimento de softwares que apresentaram um bom funcionamento para diversos locais.
De fato, a criação de novos negócios que se baseiam na tecnologia favoreceu o desenvolvimento de muitas empresas durante essa época. A comunicação foi aprimorada em grandes níveis e graças a isso temos muito a oferecer atualmente.
Bem, também podemos imaginar que alguns marcos importantes durante as últimas décadas, alteraram completamente a gestão. Isso porque foi necessário criar uma atualização bem estruturada.
Grandes negócios surgiram e ficaram, como a Apple, Microsoft, Google e muito mais. Eles se consolidaram por conta do uso em grande escala de tecnologia. Os projetos de novos negócios estavam o tempo todo surgindo e necessitavam de uma abordagem diferente na gestão.
O que está acontecendo atualmente
Bem, você já deve ter notado que algumas grandes mudanças precisam acontecer para que o mundo possa criar diferentes oportunidades e facilitar o dia a dia dos seres humanos. Hoje, o que está acontecendo é uma busca pelo desenvolvimento de empresas que tenham cada vez mais ligação com a tecnologia.
No mundo atual, um bom negócio precisa demonstrar agilidade em realizar diferentes atividades. Responder rapidamente a mudanças, por exemplo, foi algo evidenciado pela crise do coronavírus. Até porque, graças a elas muitas empresas fecharam para sempre.
Se adaptar não é um trabalho fácil e nesses momentos a gestão se torna ainda mais relevante, ganhando destaque em todo o mundo. Algumas das características prezadas por uma boa gestão em empresas que sejam ágeis podem influenciar um desenvolvimento para muitos outros modelos de comércios atuais.
Características das organizações ágeis
Precisamos sempre considerar o todo. Quando se trata de agilidade em processos, devemos imaginar que a adequação é um dos pontos mais importantes. Porém, além de agilidade, também é fundamental entregar qualidade. Por isso, os pontos mais importantes nesse processos são:
- Responder rapidamente às mudanças no mercado;
- Entregar valor para os clientes;
- Utilizar processos que possam ter melhorias contínuas.
Esses são apenas alguns exemplos, claro. A utilização da tecnologia facilita para que determinadas ações sejam realizadas com maior responsabilidade e facilidade. Segurança na web, atualmente, é algo mais prezado.
Claro, toda essa mudança em busca da agilidade trouxe à tona a importância de buscar por metodologias que demonstrem isso! Isso facilita o dia a dia dos profissionais e também dos clientes. O Manifesto Híbrido, que ocorreu em 2020, é um grande exemplo de como essas mudanças são importantes atualmente.
Há abordagem mais recentes e bem adequadas para conseguir realizar uma boa gestão de projetos.
O que podemos esperar para o futuro da gestão de projetos?
Bem, ainda é cedo para falar sobre grandes alterações. Entretanto, nos últimos anos as mudanças no cenário mundial fizeram com que diversas ações fossem tratadas com maior urgência. Sabemos, hoje, a importância de tudo isso e precisamos destacar que no futuro mais e mais oportunidades devem surgir.
Depois de falar sobre o passado e sobre o presente, percebemos que as mudanças reais acontecem em momentos muito específicos. Por isso, há grandes chances de tudo mudar em pouco tempo.
Podemos pensar em vários cenários em que a gestão de projetos ganhará novas formas, até porque, as organizações ainda precisam trabalhar com os impactos do covid. Por outro lado, agora pode ser também uma época de maior estabilidade, o que muda tudo!
Em todo caso, a gestão de projetos irá se desenvolver cada vez mais. O objetivo dela sempre foi agregar maior valor para o cliente e para a empresa. Assim, sabemos que no futuro essa área ainda irá existir!
Mas o que pode mudar?
Assim como em todas as outras áreas do mercado, a tecnologia ganhou seu destaque e não podemos deixar de mencionar o grande valor que ela possui. A utilização de métricas permite menores esforços e hoje podem ser aplicadas juntamente com algumas estratégias para facilitar o dia a dia dos funcionários.
Frameworks são exemplos de como os processos podem ficar mais rápidos. Tanto projetos como processos podem ser atualizados para a utilização desses métodos. Então, no futuro, podemos contar com essa alteração que tornará tudo mais previsível e simples de lidar.
Também precisamos mencionar que as equipes de projetos terão alterações cada vez mais robustas. Será necessário diferentes tipos de profissionais para lidar com a área. Talvez uma quantidade até menor, tendo em vista a grande automatização. A contratação de pessoas para trabalho remoto será cada vez mais utilizada também.
Organização terá que ser o foco. Mas, precisamos lembrar também que em 2022, as IA’s tomaram conta da mente de muitas pessoas e por esse motivo, algumas alterações podem surgir na gestão de projetos também.
Conclusão
Bem, agora já sabemos como tudo funciona e porque hoje a gestão de projetos é tão importante. Afinal de contas, sem ela seria bastante complicado manter ações em pé durante muito tempo. Assim como as pirâmides que permanecem de pé até hoje, outros processos realizados com organização podem conseguir o mesmo.
Não sabemos muito sobre isso ainda, mas com toda certeza há dinâmicas bem interessantes para o futuro. A história da gestão de processos é muito interessante, mas ainda há muito para contar. Se a 5 mil anos atrás estava presente, é bem provável que continue por muito tempo!