Como destacar o conteúdo usando a home page do SharePoint

O SharePoint é uma das inúmeras ferramentas da Microsoft. Voltada para integrar a comunicação de um grupo, deixando-a alinhada, essa plataforma é bastante conhecida e utilizada no mundo corporativo, facilitando o fluxo de demandas dos colaboradores.

Ajudando também na gestão de informações, desenvolvimento de projetos e diversas outras funcionalidades que transformam o trabalho em equipe em uma ação mais fácil de ser executada, o SharePoint é uma intranet repleta de benefícios para toda empresa.

Isso porque ela promove os seguintes aspectos para que o time mantenha-se informado de forma completa. Assim, o papel do SharePoint é:

  • Facilitar o compartilhamento;
  • Incentivar o empenho de todos;
  • Otimizar os projetos colaborativos;
  • Reunir conhecimentos.

Esses elementos possuem um importante papel dentro da organização, pois estão relacionados com os quesitos de produtividade, criação e relacionamento. Assim, empresas de qualquer área, como cerca de jardim de pvc, podem fazer uso da plataforma.

Facilitando o compartilhamento no SharePoint

Tendo como ferramenta interna uma nuvem, no SharePoint é possível compartilhar com os colaboradores as mais diversas informações e arquivos que estão relacionados com a empresa, possibilitando um acesso completo.

Deste modo, lá é possível colocar as informações de um projeto sobre o uniforme hospitalar ou a pauta da reunião que foi realizada na assembleia do empreendimento. Além de ser possível desenvolver sites para cada projeto ou de acordo com a equipe.

Dessa forma, com a criação desse site, que pode ser personalizado e também dinâmico, o time de colaboradores consegue interagir de um jeito mais direto e alinhado uns com os outros, já que é possível compartilhar as páginas de um projeto.

Essa ação acaba gerando para a organização uma imagem mais atrativa não só para quem está dentro dela, que terá uma maior facilidade no processo de comunicação e desenvolvimento de atividades, mas também para quem está fora.

Afinal, uma empresa bem organizada e com uma equipe integrada é bem vista por todos, sendo até mesmo um exemplo a ser seguido por outras corporações. 

Incentivando o empenho de todos 

Quando a organização deixa claro para os funcionários o que esperam deles e define as metas e atividades a serem desenvolvidas, é mais fácil despertar o gatilho da produtividade, já que uma espécie de roteiro mental é definido no colaborador, incentivando a eficiência.

Nesta plataforma da Microsoft, o incentivo à produtividade ocorre por meio de diversas ferramentas que há dentro dessa intranet, como a criação de listas composta por arquivos e também com o deadline, ou seja, quando essas demandas devem ser entregues.

Com isso, caso um setor esteja responsável por reunir documentos necessários para o aluguel de escritório, todos poderão ter acesso a essa página do projeto e também sabem quando cada atividade deve ser executada para que o tempo seja respeitado.

Outra facilidade do SharePoint é o compartilhamento de aplicativos e também de informações que irão deixar todos os membros da equipe por dentro do que está acontecendo no seu setor e em toda a empresa.

Assim, ruídos de comunicação serão diminuídos drasticamente, e os erros de processo serão minimizados e até mesmo identificados com antecedência, já que os líderes terão uma visão mais ampla e limpa do que está sendo executado. 

Otimização dos projetos colaborativos 

É muito comum em algumas empresas que os projetos ou demandas demorem muito tempo para serem aprovadas, atrasando todo o cronograma definido pelos líderes. Para evitar a ocorrência desse problema corporativo, o SharePoint pode ser utilizado.

Melhorando o fluxo das tarefas, a plataforma possibilita que o responsável pela demanda seja nomeado, que o andamento da tarefa seja visualizado e que apenas os componentes de um determinado setor tenham acesso às informações do projeto.

Assim, se um negócio está criando soluções para assistência notebook samsung, consegue concentrar a comunicação e os dados e, dessa forma, otimizar o desenvolvimento do time.

Reunindo conhecimentos 

Como é possível realizar uma transmissão de mensagem de forma mais clara e também estimular a interação entre a equipe, o SharePoint é uma ótima plataforma para a troca de conhecimentos e aquisição de elementos fundamentais para a realização dos deveres.

Tendo como recurso uma central de informações que aceita o compartilhamento de links e opiniões, na intranet o funcionário é atualizado constantemente sobre assuntos que a empresa acha relevantes.

Como gráficos de vendas, pesquisas de comportamento, entrevistas com personalidades importantes, entre outros. É como uma alimentação empresarial que cria uma rede de conexão rica e produtiva.

Com tantas vantagens, o SharePoint é muito buscado por organizações que visam um crescimento da sua equipe e expansão das suas atividades, de forma que consiga um bom posicionamento no mercado e amplifique o seu faturamento.

E para que essa plataforma seja utilizada de forma inovativa e personalizada, existem alguns caminhos para que os conteúdos postados no SharePoint sejam destacados e ganhem a cara da empresa, como uma fabricante de chapa de hambúrguer a gás.

Destacando conteúdos no SharePoint

Para que os tópicos compartilhados sejam mais atrativos para os colaboradores e passem a real mensagem que o negócio deseja comunicar, o SharePoint possibilita que os conteúdos postados na sua homepage sejam personalizados de acordo com a organização.

Nesse sentido, a primeira coisa a ser compreendida é que para que a personalização seja colocada em prática e aumente a produtividade de todo o negócio, é necessário que apenas o administrador global do SharePoint esteja habilitado a realizar essa função.

Dito isso, os próximos passos a serem colocados em prática são:

  • Acessar a página inicial da plataforma;
  • Adicionar um link;
  • Editar o que for necessário;
  • Modificar a disposição dos links.

Por meio desses estágios, o administrador consegue melhorar o posicionamento dos conteúdos, como câmbio automatizado gm, e transformá-los em tópicos mais atrativos e singulares.

1 – Acessar a página inicial da plataforma do SharePoint

O primeiro passo consiste em acessar a página inicial do SharePoint, ação que para ser realizada basta seguir os seguintes pontos: entrar na conta corporativa da Microsoft e clicar no link que leva ao SharePoint, na aba aplicativos.

No entanto, em alguns casos, não é possível localizar a lista de aplicativos. Nesta ocasião, cabe ao administrador localizar o ícone de aplicativos e clicar nele. Lá, será possível encontrar o SharePoint.

Após o primeiro passo, chegou o importante estágio de adicionar um link. Para executar essa ação, o administrador irá procurar pela palavra “editar”, que está localizada embaixo dos destaques. Após isso, basta clicar na opção +add, que significa adicionar.

Quando a caixa surgir na tela, digite o texto que você quer que apareça na homepage e o link, que deve ser conferido no Try Link. Caso tudo esteja direito, basta salvar e concluir a ação clicando em Done

3 – Editar o que for necessário

Para colocar o terceiro passo em ação, o administrador deve acessar a sua lista de links, pressionar o botão de editar e clicar no link que deseja formatar.

Após essa etapa, é só complementar novamente a caixa com o link e verificar se está tudo certo. Feito isso, é só salvar a nova alteração. 

Para finalizar o processo de personalização com chave de ouro, o administrador poderá trocar a disposição dos links presentes na homepage. Essa ação pode ser realizada seguindo esses passos: 

Acessar a edição, localizar o link que deseja arrastar e depois soltá-lo no novo local. Essa mudança é muito positiva, pois faz com que o administrador deixe em destaque os tópicos que acha mais interessantes para os funcionários.

Contudo, o processo de personalização da homepage do SharePoint não para por aí. Também há algumas ações que podem ser realizadas pelo administrador, caso ele ache necessário, como a exclusão de links, opção que também está disponível na seção editar. 

Considerações finais 

O SharePoint tem uma grande influência sobre os setores de uma empresa. Impactando diretamente a equipe, agindo sobre a sua produtividade, criatividade e também alinhamento, afinal, essa plataforma é repleta de benefícios para o negócio.

Sendo uma intranet diversa, ou seja, que está direcionada para vários tipos de negócio, desde empresa voltada para documento de cipa até um banco que atende microempreendedores, o SharePoint é uma área que deve ser aproveitada.

Por isso, é importante investir na sua personalização, pois essa ação acaba dando um gás para as atividades diárias dos colaboradores, realçando as informações mais importantes, o que otimiza todo o fluxo de demandas que estão sendo realizadas pelos funcionários.

Assim, é importante não só fazer uso do SharePoint, mas também utilizá-lo de forma mais inteligente, entendendo como cada recurso presente na plataforma pode ajudar a manter uma alta produtividade da equipe e atingir as metas definidas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário