Ultimamente as organizações brasileiras estão buscando melhorar as suas práticas relacionadas a gestão, por isso vamos explicar qual a diferença entre padrões e metodologias de gerenciamento de projetos.
Essas informações são muito importantes para direcionar as empresas a buscar uma maior eficiência, assim como também ter eficácia nas iniciativas, colocando as mesmas em um nível competidor.
Qual a diferença entre padrões e metodologias de gerenciamento de projetos
Ainda há uma grande confusão quando estamos falando de padrões e metodologias de gerenciamento de projetos, sendo assim, esse post irá explicar de forma clara e objetiva suas diferenças.
Para que seja possível aplicar essas ferramentas no dia a dia de uma organização, é importante deixar bem claro as suas diferenças, assim como as suas características com o objetivo de aproveitar da melhor forma como elas podem auxiliar a empresa.
Sendo assim, confira abaixo algumas informações importantes para aprender a diferenciar padrões e metodologias, assim como entender como eles funcionam.
O que são padrões?
Quando falamos em gerenciamento, podemos afirmar que padrão é um tipo de norma técnica, ou seja, é um documento, sendo esse aprovado por um organismo reconhecido.
Esse organismo provê a aprovação pelo uso, tanto comum como repetitivo, as regras, diretrizes ou até mesmo características de processos, produtos ou serviços, sendo que a obediência dos mesmos não é obrigatória.
Podemos listar com padrões:
- ISO (International Standards for Organization);
- ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
É importante ressaltar que os Padrões de Projetos não deverão ser confundidos com os modelos de maturidade.
Alguns exemplos desses são: Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR), Organizational Project Management Maturity Model (OPM3) e Capability Maturity Model Integration (CMMI).
Uma das maiores referências de práticas de gerenciamento de projetos no Brasil é o PMI (Project Management Institute), sendo que suas publicações de normas e diretrizes são preparadas a partir de um processo de desenvolvimento das normas de consenso.
Nesse processo são reunidas algumas pessoas voluntárias ou é feita a busca de pontos de vista de pessoas que estão interessadas em tópicos relacionados a cada uma das publicações.
O que são metodologias?
Podemos dizer que a metodologia é um setor da lógica que busca se ocupar dos métodos de ciências diferentes.
Já o método podemos afirmar que é um procedimento, técnica ou um meio e forma de fazer algo, assim como também pode ser uma lógica, ordem ou sistema que ajuda a regular uma atividade determinada.
Vale ressaltar que existem uma diferença entre a metodologia de desenvolvimento de um determinado produto ou até mesmo serviço, e a metodologia para fazer o gerenciamento do projeto que executará o desenvolvimento.
Sendo assim, podemos dizer que a primeira é relacionada ao ciclo de vida para que possa gerar um produto ou serviço.
Já a segunda é responsável pela iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento do projeto, levando sempre em consideração o escopo do projeto, o seu custo, seu tempo, assim como o risco.
Metodologias de Gerenciamento de Projetos
Sem um processo repetitivo que possa ser utilizado em cada um dos projetos, o alcance de gerenciamento desses projetos em si, não é possível.
Sendo assim, podemos afirmar que, esse processo repetitivo seria a metodologia de gerenciamento de projetos.
Podemos afirmar também que uma metodologia é um conjunto de princípios e orientações que poderão ser adaptados, assim como aplicados em uma situação que seja específica.
Em um ambiente de projetos por exemplo, essa orientação pode ser uma lista de coisas que devem ser feitas.
Uma metodologia também poderá ter uma abordagem mais específica, assim como formulários, modelos, e também um checklist.
Sendo assim, podemos afirmar que uma metodologia de gerenciamento de projetos, é um conjunto de processos, métodos, assim como de ferramentas para o alcance de objetivos que o projeto possui.
Dessa maneira, podemos afirmar que, uma metodologia nada mais é que uma adaptação à realidade dos projetos de uma organização, assim como das práticas que existem no mercado, assim como das propostas pelos profissionais de gerenciamento e pela literatura.
O que uma metodologia deve ter?
Existe algumas características que a metodologia de gerenciamento de projetos deve ter, como por exemplo:
- Um nível de detalhes recomendado;
- Utilização de modelos;
- Técnicas de planejamento, controle e programação padronizadas;
- Formato de relato de desempenho padronizado;
- Flexibilidade na aplicação dos projetos;
- Flexibilidade para fazer melhorias quando necessário;
- Facilidade tanto na aplicação como também no entendimento;
- Deve ser aceita assim como também aplicada em toda a Organização;
Para realizar o gerenciamento de projetos, com a aplicação de habilidades, conhecimentos, técnicas e ferramentas às atividades do projeto, com o objetivo de atender ao propósito do qual está sendo executado, se propões 10 áreas de conhecimento.
As 10 áreas de conhecimento são: escopo, tempo, qualidade, custo, comunicações, recursos humanos, aquisições, riscos, stakeholders e a integração que é uma área responsável por manter a consistência entre as áreas.
Sendo assim, para que a utilização da metodologia se torne mais prática, é importante que ele tenha um roadmap que possa descrever a utilização dos processos de gerenciamento de projetos no que diz respeito a integração entre processos.
Além disso, é importante descrever também as interações dentro desse processo, assim como os objetivos que as atendem.
Os processos mencionados, podem ser agregados a grupos de processos que gerenciam o projeto, por exemplo, contendo: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e o encerramento.
Metodologias existentes no mercado
Agora que você entendeu o que uma metodologia deve ter, chegou a hora de apresentar algumas metodologias existentes no mercado.
Sendo assim, confira algumas das mais importantes e mais utilizadas metodologias existentes no mercado, confira:
Method 123 Project Management Methodology
Essa é uma metodologia baseada em PMBOK e também no Prince2, sendo que ela possui três versões: a Educational, Standard e Profetional.
A Method 123 Project Management Methodology, foi reunido em um software que permite a navegação rápida por todos os processos, além de acessar os modelos.
Methodware
Essa metodologia possui cerca de 31 processos que estão organizados em grupos de processos com a iniciação, o planejamento, a execução, o monitoramento, controle e também o encerramento do projeto.
A metodologia tem uma simplificação que é de utilização prática, voltada para estudantes, assim como também para gerentes de projeto de porte pequeno e médio, sendo essa simplificação a Basic Methodware.
A metodologia Methodware tem 13 processos organizados, sendo eles: iniciar, planejar (plan), executar (do), monitorar, controlar (check and act), e encerra, utilizando assim o ciclo do PDCA.
PRINCE2
O método PRINCE2 é uma marcar do The Office Government Commerce (OGC), sendo que a mesma significa Project IN Controlled Enviroment (Projeto em Ambiente Controlado).
O método PRINCE2 tem uma estrutura composta de temas, princípios e processos, levando sempre em consideração o ambiente do projeto para que possa adaptar o método.
Sendo assim, podemos afirmar que o PRINCE2 é uma estrutura sistemática que possui processos, responsabilidades além de papéis bem definidos que propõem garantir um organizado gerenciamento do projeto do início até o fim.
Vale ressaltar que os princípios formam a base do método e a falta de aplicação destes pode descaracterizar a utilização da metodologia, sendo dessa forma, itens obrigatórios.
Os processos desse método nada mais são que um conjunto de atividades relacionadas para que o projeto possa ser conduzido ao seu objetivo de maneira organizada e controlada.
Eles começam a ser executado antes mesmo do projeto ser iniciado, e são integrados antes mesmo de tomarem forma.
A jornada possui como etapas: pré-projeto, estágio inicial, estágios subsequentes de entrega e o estágio final de entregas.
O PRINCE2 tem como processos:
- Starting up a Project (viabilização do projeto) – tem como objetivo verificar a viabilidade do projeto para a organização;
- Dirigir o projeto – é um processo de responsabilidade do Comitê de Direção do Projeto que deverá tomar as decisões estratégicas, além de fornecer condições favoráveis para que o projeto possa se desenvolver;
- Iniciar o projeto – nesse processo o foco é reunir as informações que são necessárias como por exemplo: escopo, objetivo, benefícios, custos entre outros;
- Gerenciar fronteiras entre estágios – tem como objetivo reunir informações necessárias do estágio atual, assim como do próximo estágio do projeto para que as decisões do Comitê de Direção do Projeto sejam asseguradas;
- Controlar os estágios – são um conjunto de atividades que tem como objetivo controlar, assim como monitorar os estágios que foram definidos para o projeto;
- Gerenciar a entrega do produto – visa garantir que produtos sejam desenvolvidos e entregues de acordo com o planejado, assim como os atributos de qualidade;
- Encerrar o projeto – são atividades que estão destinadas a garantir o encerramento do projeto de maneira controlada.
O método PRINCE2, não possui muitas técnicas, sendo apenas duas inseridas no contexto, sendo que a técnica de Planejamento Baseado em Produto, tem seu uso como obrigatório, além de ser um característica-chave para o método em si.
Já a outra técnica mencionada referente a metodologia, é a de revisão de qualidade. Além disso o PRINCE2 é considerado o método de gerenciamento do projeto mais utilizado do mundo.
A importância da adaptação do gerenciamento de um projeto
Adotar uma metodologia não significa que ela deve ser utilizada sempre da mesma maneira em todos os projetos da organização.
Em uma Organização, é possível se deparar com uma variedade de projetos de todos os tipos e tamanhos, por isso não é possível exigir que o mesmo seja executado da mesma forma.
Dessa maneira é importante analisa-los, classifica-los e fazer sua associação de acordo com a metodologia desenvolvida, de forma que a mesma seja adequada ao seu tipo e tamanho.
Essas são as diferenças que apresentamos entre padrões e metodologias de gerenciamento de projetos, além de algumas informações sobre metodologias existentes no mercado.