Entenda o que é enriquecimento de dados e seus benefícios

Se nos tempos antigos as pessoas podiam vender se importando apenas com preparar o melhor produto e apresentá-lo da melhor forma, agora é necessário ter todo um cuidado especial com os dados acessíveis, em especial com o enriquecimento de dados.

Essa transformação de uma forma geral foi causada por um crescimento gigante do mercado digital e a migração de muitas empresas para esse modelo. 

Com esse modelo de marketing o gestor tem muito mais acesso aos dados tanto da empresa como do desempenho. 

Com tanto acesso à dados de quem é o público, seus interesses, ticket médio, onde estão, quais plataformas navegam, quando e tantas outras informações, é essencial um trabalho minucioso de organização e interpretação dos dados. 

Uma empresa de impermeabilização em estofados que a partir do investimento em marketing digital coleta dados da sua audiência sai em vantagem diante de todo o mercado. Desde contatos de clientes atualizados a maior capacidade de segmentação de ações. 

De forma geral, o enriquecimento de dados pode ser entendido como processo de manutenção e otimização constante de informações que estão sob controle da empresa. Quando se coletam dados sem esse trabalho eles acabam perdendo valor com o tempo. 

Renovação de contatos, endereços até o controle de dados muito mais específicos e de grande escala estão inseridos na lógica de enriquecimento de dados. Pode parecer complexo, mas as tecnologias de Big Data e serviços automatizados já lidam com isso. 

Sem a necessidade de um trabalho manual de dados, essa função foi vastamente difundida no mercado, distanciando ainda mais empresas de assistência elevadores schindler que não se atentam aos dados de seus clientes. 

Por que investir em enriquecimento de dados?

Uma das funções do enriquecimento de dados é minimizar os erros, em especial na hora de estabelecer contato com um lead ou com um comprador recorrente em estratégias de remarketing. 

Um exemplo dessas falhas que ocorrem quando os dados não são tratados é o envio de correspondência para endereços antigos ou estratégias que focam em públicos diferente dos que atualmente se interessam pela empresa de auto peças próxima.

A partir do enriquecimento de dados as empresas podem basear o planejamento de marketing digital e de vendas tanto nos dados pessoais de contato quanto em informações sobre suas necessidades, desejos e interesses. 

O enriquecimento de dados, portanto, oferece uma filtragem das informações para que as decisões possam ser feitas levando em conta informações mais claras e precisas. 

Os benefícios do enriquecimento de dados se divide em: 

  • Maior segurança na tomada de decisões;
  • Facilita o contato com o cliente; 
  • Aumento de vendas; 
  • Organização dos dados coletados; 
  • Melhor definição de públicos-alvo. 

Com as ferramentas de controle de dados em Big Data e inteligência artificial é possível para uma empresa de caldeiraria industrial personalizar cada atendimento com base nos interesses e nas comunicações passadas de cada cliente. 

Essa personalização pode aumentar de forma considerável as chances de conversão, ampliar a possibilidade de fidelização desse cliente e promover uma imagem positiva de atenção e dedicação ao cliente com um custo baixo. 

É cada vez mais necessário que as empresas passem a atuar de forma consistente em ações de remarketing, acionando clientes que já consumiram produtos ou contrataram serviços e tiveram uma boa experiência, para isso é importante ter alguns dados atualizados.

Qualquer processo que coloque um cliente que já consumiu de volta no ciclo de compra da empresa será mais barato do que investir em estratégias de venda que buscam atrair e convencer novos clientes qualificados. 

Uma empresa de assistência técnica elevador sabe que seu serviço é necessário para um prédio de tempos em tempos, então é recomendado que ela mantenha contato com esses contratantes e para isso os dados precisam ser atualizados constantemente. 

O enriquecimento de dados e todos os processos que compõem essa ação podem ser acompanhados e gerar diversas ideias e iniciativas que afetam diretamente o planejamento de marketing e vendas. 

Essa lógica opera em maior e em menor grau tanto para empresas que vendem direto para o consumidor, quanto para outras pessoas jurídicas. 

Uma empresa de cooperativismo de farmácias pode identificar nos dados perfis mais propensos a aderir ou contratar a empresa. 

A atividade de enriquecimento de dados é feita a partir de reorganização, adição, complementação e higienização dos dados. 

Com isso é possível construir uma base maior de informações sobre cada perfil de consumidor ou visitante.

O enriquecimento de dados contribui para a divisão de dados coletados em três sessões, os demográficos, os sociais e os comportamentais. Cada um desses dados tem funções específicas nas estratégias de marketing e nas vendas. 

Com a avalanche de dados capturados, agora organizados por assunto e relevância é possível que uma empresa que realiza a emissão de documentação para a instalação ar condicionados possa tomar decisões com mais convicção. 

Como realizar o enriquecimento de dados

É importante, até antes de pensar em enriquecimento de dados, conhecer a fundo ou contar com um profissional letrado nos detalhes da LGPD, sigla para Lei Geral de Proteção de Dados, lei que rege a segurança dos dados de empresas e consumidores do Brasil. 

Para coletar, atualizar ou aplicar dados em uma estratégia de marketing é preciso que tudo esteja de acordo com a legislação para evitar sanções legais. Além disso, é importante que se aposte em ferramentas de automação. 

Essas ferramentas fazem uso de inteligências artificiais e mecanismos de Big Data no processo de enriquecimento dos dados. 

Lidar de forma manual com o volume de dados do marketing digital é impraticável, por isso o uso dessas ferramentas é essencial. 

O enriquecimento de dados de uma empresa especialista em laudo PRG depende da obtenção de informações constantes. 

Sendo assim, é necessário um fluxo de dados ativo para que as ferramentas aplicadas geram o resultado desejado. 

A partir da primeira relação entre um visitante e a marca no ambiente digital, o sistema de enriquecimento de dados já começa a obter informações e estruturar uma base de informações sob a qual é possível realizar ações direcionadas. 

Muitos dados são gerados a partir da navegação do usuário e a partir do monitoramento dessas ações que ele realiza nos domínios da empresa. 

Outra forma de captar dados é fazendo com que os visitantes preenchem formulários ou façam cadastros.  

Uma das formas muito difundidas de se produzir dados é a partir de conteúdos relevantes em blog seguidos de chamadas para ação, os CTAs chamam o público para conhecer mais da empresa, receber o conteúdo em seu email e outras ações. 

Outra opção são os formulários de cadastro, seja para uma lista de emails ou para realização de orçamentos. É preciso entender que esse é um modelo com um pouco menos de retenção, por isso o formulário não pode ser tão extenso. 

Os dados e o enriquecimento dessas informações são tão valiosos que em alguns casos é possível até oferecer algo em troca desses dados. 

Descontos, materiais de suporte, informativos e ebooks são opções que podem ser utilizadas nessa troca. 

Esses extras oferecidos também são chamados de freebies e podem ser muito utilizados como chave na divulgação de uma campanha, e entregando um valor para a audiência logo de entrada.

Além de atrair mais pessoas, ainda se garante mais valor percebido. Em alguns casos a base de dados pode ser expandida em ações presenciais. 

Seminários, exposições, oficinas, feiras de negócios, convenções, festas, mostruários e entre outros, podem ser utilizados para captar o contato e informações básicas dos visitantes e iniciar uma base. A mesma lógica de visitantes serve para ser aplicada em eventos online. 

Sempre que se atraem uma grande quantidade de pessoas para sua estratégia de marketing é preciso garantir que seus dados sejam coletados para que eles entrem formalmente no funil de vendas.

Apesar de que marketing está profundamente relacionado com a coleta e o enriquecimento de dados, boa parte desse processo foi desenvolvido para os serviços de call center e ainda hoje são utilizados para tratar e atualizar informações. 

Considerações finais

Sendo assim, o marketing digital fez  muitas empresas explorarem de forma profunda informações do mercado que são facilmente coletadas no ambiente online. Com base nessas informações são retiradas as bases das estratégias de marketing e vendas. 

O enriquecimento de dados é a ferramenta utilizada para tratar, organizar e complementar os dados capturados. 

Com esse trabalho é possível definir com mais assertividade o planejamento e surgir novos pontos de atenção que podem ser focados para gerar mais resultados. 

Boa parte das informações são extraídas a partir de metadados, coletadas de forma automática pela plataforma, mas as mais valiosas precisam de uma proposta de valor que faça a audiência responder questionários ou ceder os meios de contato. 

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