Microsoft Power Automate: o que é e por que você deve usá-lo?

Que negócio não busca uma plataforma que facilite a realização das atividades do dia a dia e promova um melhor desenvolvimento dos projetos e das ideias de toda a equipe, e é justamente esse o objetivo da Microsoft Power Automate, um software inovador. 

Desenvolvido pela conhecida e importante Microsoft, o software busca otimizar soluções de forma que possibilite uma maior produtividade para o time de colaboradores, estimulando a criação de ideias diferentes, tomada de decisões assertivas e melhor alinhamento.

Repleta de vantagens, a Microsoft Power Automate é uma ótima opção para quem busca um melhor posicionamento no mercado, criando um nome que seja referência no nicho que atua, seja ele voltado para Onix aluguel ou para marketing interno de clínicas médicas. 

O que é a Microsoft Power Automate?

Realizar a gestão de um projeto requer habilidades que envolvam: comunicação, análise do tempo, público-alvo e dados que possibilitem uma melhor visão do que precisa ser alcançado e qual caminho pegar para atingir as metas que foram definidas. 

Justamente por causa dessas necessidades é que grandes corporações e até mesmo aquelas que estão iniciando agora, como as startups de todos os segmentos, como de direção eletro hidráulica fazem uso da Microsoft Power Automate durante o dia a dia.

Esse uso se dá porque o software é especializado em aperfeiçoar a fluidez das demandas do empreendimento e também porque a plataforma é de fácil uso.

Sendo assim, já que é classificada como de baixa codificação e também no-code, ou seja, não precisa de códigos para os aplicativos.

Podendo ser definida como uma ferramenta de nuvem, pois é possível armazenar os processos de automação das demandas e todo o fluxo desenvolvido pelos colaboradores, a Power Automate realiza a sincronização entre os aplicativos, enviando notificações. 

Para ser de mais fácil entendimento, vamos supor que uma empresa que fabrica alternador regulador está buscando formas de melhorar o cronograma de todas as etapas de produção. A partir disso, passa a utilizar o software para gerir os projetos. 

Essa gestão ocorre por meio da automatização das tarefas e compartilhamento de informações, dois itens que são fundamentais para a criação de uma comunicação integrada entre os membros da organização. 

Todo esse processo está dentro da plataforma Power Platform, que faz uso de três recursos que formam a plataforma: Power BI, Power Apps e, claro, da Power Automate.

Essas ferramentas possuem características singulares e tornam a automatização e alinhamento mais completo e com uma visão mais ampla e organizada.

Power BI

A primeira ferramenta da tríade que forma o software é o Power BI, um recurso voltado especialmente para o grande volume de informações coletadas pelo empreendimento, os interpretando e organizando de uma forma mais linear. 

Por ter essa habilidade, grandes organizações, que possuem um grande armazenamento de dados, como franquia de baixo custo, aderem a Power BI nas suas atividades cotidianas para analisar as estatísticas e tomar escolhas mais assertivas. 

Afinal, o acúmulo de dados pode deixar qualquer pessoa desnorteada e impactar na produtividade, além de gerar soluções confusas. 

Com isso, a ferramenta da Microsoft traz uma percepção 360 graus do processo que está sendo colocado em prática. 

Além de tudo, por estar conectada com importantes funções de Inteligência Artificial, como o Excel, a Power BI realiza um exame mais profundo das informações, uma análise self-service, ou seja, que possibilita o desenvolvimento de relatórios sem ajuda da TI.

Assim, promovendo independência aos usuários e mais segurança para os dados da empresa, a Power BI é um recurso versátil, inteligente e que promove uma melhor estruturação das atividades da empresa. 

Power Apps 

O segundo mecanismo que forma a Power Platform é o Power Apps, que nada mais é que um serviço voltado para o desenvolvimento de aplicativos organizacionais de forma muito simples, sem necessitar de todos aqueles complexos códigos de programação.

Esse recurso ajuda a empresa a ter um processo de automação mais simples e da mesma forma que o Power BI, propaga as informações coletadas de maneira mais assertiva. 

Entretanto, apesar de possibilitar a criação de aplicativos, essa ferramenta não possibilita que o app da instituição seja encontrado em lojas online, ele é apenas disponibilizado para os funcionários, sendo um recurso que pode ser definido como secreto. 

Por exemplo, uma startup voltada para a venda de cabo manga 4 vias 22 awg pode muito bem desenvolver um aplicativo para que um determinado setor tenha acesso ao calendário de produção, de forma que a fabricação siga o cronograma e evite atrasos da mercadoria.

Power Automate 

Por fim, o último mecanismo que forma a Power Platform é o Power Automate, que visa otimizar aqueles comandos que são executados com uma certa frequência, os tornando mais rápidos de serem realizados. 

Por meio desse recurso é possível que os colaboradores da empresa foquem apenas nas atividades mais importantes e deixem as ações repetitivas com a Power Automate, que irá gerar um fluxo de trabalho mais fluído.

Consistindo no tradicional como um outdoor lona e fácil “arrasta e solta”, a ferramenta da Microsoft pode ser acessada pelo computador e celular, e possibilita a conexão com mais de 100 sites, como:

  • Trello;
  • Twitter;
  • OneDrive e OneDrive for Business;
  • Google Drives e Sheets;
  • Facebook;
  • Mailchimp;
  • APIs de consumidores;
  • SharePoint.

Além dessas fontes acima, o usuário ainda pode se conectar com ferramentas premiums, como Microsoft Dataverse e Salesforce. 

Com uma interface também simples de ser utilizada, o usuário que desenvolve um fluxo de trabalho tem a possibilidade de compartilhar esse fluxo com alguns dos seus colegas de trabalho ou com grupos maiores, gerando uma melhor integração. 

Por que utilizar o Power Automate 

Considerada uma ferramenta não apenas útil, mas também inovadora, o Power Automate ajuda a organização a otimizar as tarefas delegadas por meio da automatização, que diferente de outros programas, não requer um entendimento de códigos de programação.

Com isso, quem torna-se um usuário deste software consegue gravar, com a ajuda do sistema, os movimentos que realizou com o teclado e mouse da máquina que utiliza para trabalhar. A partir disso, esses sinais são automatizados e viram um fluxo de trabalho.

Repleto de vantagens, o Power Automate promove integração de sites e aplicativos, eleva a produtividade da equipe de colaboradores e também garante uma maior segurança para os dados que a empresa faz uso. 

Para entender melhor esses benefícios, vamos explicar o impacto de cada um deles sobre a instituição.

Integração 

Como dito anteriormente, a ferramenta pode se conectar com mais de 100 plataformas, como Gmail, Facebook e outros. 

Dessa forma, uma facilitação é criada, pois os dados presentes nesses sites podem ser direcionados um para o outro.

Tornando a comunicação e o compartilhamento de informações bem mais fáceis de serem executados. 

Melhora da produtividade 

Não tem nada pior para um negócio do que gastar muito tempo em atividades simples, mas que são burocráticas.

Afinal, todo esse tempo poderia ser investido em ações mais importantes para a estruturação do negócio e aumento do faturamento. 

É por isso que hoje se fala muito em aumentar a produtividade da equipe de funcionários, pois essa característica é essencial para que o trabalho seja executado de forma mais ágil e promissora. 

E quando se fala sobre a Power Automate também se fala sobre produtividade, já que o software automatiza as funções repetitivas e envia dados, deixando as atividades rotineiras menos burocráticas. 

Segurança 

Diariamente, muitas empresas recebem dados importantes de clientes ou informações que são geradas internamente, como é o caso de programas direcionados para a segurança do trabalho, como PCMSO PPRA, por exemplo.

Por isso, é muito importante armazenar esses elementos de maneira segura, evitando o ataque de hackers ou que sejam compartilhados acidentalmente ou até mesmo propositalmente. 

Para que isso não ocorra, o Power Automate executa um importante papel de guardião das informações, pois apenas os usuários que têm acesso à nuvem do software conseguem ter contato com esses dados. 

Além disso, a ferramenta tem uma administração de acesso e também de identidade, e oferece ao usuário proteção contra o extravio de informações.

Considerações finais 

Portanto, podendo ser utilizado por empresas de qualquer segmento, desde do marketing, TI, até por fábricas de desnatadeira elétrica, a Power Automate é um software seguro, fácil de ser manuseado e que fornece diversas vantagens para as organizações. 

Como tem como principal característica a automatização de tarefas repetitivas, essa ferramenta tem um grande impacto na produtividade do colaborador, gerando uma melhor eficiência do time de funcionários e promovendo uma menor burocratização dos serviços. 

Assim, com elementos tão essenciais para a execução de demandas atualmente, a Power Automate é um serviço que aprimora o fluxo de trabalho. 

Deixe um comentário