O que é a Power Platform e quais os principais benefícios que ela proporciona para sua empresa?

Power Platform é um recurso que conta com aplicativos que podem ser utilizados pelas empresas que visam alinhar a sua equipe e assim promover o desenvolvimento de ideias mais inovadoras e soluções para o seu âmbito de atuação.

Criada pela Microsoft, a ferramenta tem como principal característica facilitar a realização das demandas do dia a dia, conseguindo, dessa forma, mais produtividade, resultados assertivos e insights, ou seja, uma melhor compreensão do que está sendo feito.

Assim, com os benefícios citados acima, é ainda mais fácil garantir uma outra série de vantagens que destacam o empreendimento e o torna referência no mercado, seja ele uma empresa de limpeza ou locadora de carros.

Entendendo melhor a Power Platform

Utilizada por grandes organizações e também negócios que começaram agora, como as startups, o Power Platform é um conjunto de ferramentas de gestão de projetos que tem como principal intuito gerar soluções para o que está sendo colocado em prática.

Para melhorar o fluxo e assim deixar os seus clientes satisfeitos com o prazo de atendimento, uma empresa pode aderir o Power Platform, tendo uma visão mais completa de todas as demandas que estão sendo executadas e resolvendo o problema acima.

Ou seja, um negócio focado em calibração de termômetro infravermelho pode melhorar o fluxo de agendamento de serviços, de forma que consiga colocar toda a sua equipe na rua em um bom horário, sem atrasar seus andamentos.

Composto por quatro ferramentas da própria Microsoft, fazem parte da plataforma o Power BI, Power Automate, Power Apps e Power Virtual Agents, que com a junção de suas características, promovem uma melhor organização e resultados mais certeiros. 

Power BI

O acúmulo de muitas informações deixa qualquer pessoa ou time desnorteado, gerando impactos negativos e o tão temido desalinhamento. Esses resultados muitas vezes estão ligados com o atraso de um projeto ou até mesmo com o seu fracasso.

Com o intuito de evitar essa desorganização e de promover uma análise mais profunda e clara do que está sendo feito, dos obstáculos e de como alcançar a meta, a Microsoft desenvolveu o Power BI, uma ferramenta de gestão voltada para a leitura de dados.

Fácil de ser utilizada e com uma interface que proporciona uma melhor compreensão de todo o processo, o Power BI também possibilita uma análise self-service, que ajuda a diminuir gastos, verificar os futuros riscos e desenvolver respostas analíticas.

Além disso, a ferramenta está integrada com o Excel e com outras funcionalidades de IA (inteligência artificial), promovendo a segurança necessária para as informações que foram coletadas.

Assim, é possível utilizar esse instrumento em qualquer cenário e projeto, desde a busca de aluguel por hora sala comercial até fechar uma parceria com uma seguradora.

Power Automate

O Power Automate vem com uma proposta mais voltada para automatizar aquelas demandas que são executadas com uma alta frequência, facilitando o processo.

Conhecida por ter um uso muito simples, já que não requer o uso de códigos, a ferramenta ajuda na construção de fluxos otimizados de tarefas com o famoso e nada complicado “arrastar e soltar”, que aumenta a produtividade.

Conectando-se com outras plataformas, uma extensa lista, com a ferramenta é possível já programar como aquele e-mail deve ser respondido, integrar a agenda de uma plataforma com o calendário de outro sistema, enviar lembretes para si próprio e muito mais.

Todas essas ações impactam diretamente na eficácia da análise de dados e na execução das atividades do negócio.

Power Apps

A última ferramenta que compõe a plataforma é o Power Apps, que ajuda no desenvolvimento de aplicativos com o intuito de facilitar a integração de todos os funcionários de uma empresa.

Diferente dos outros aplicativos que podem ser encontrados em lojas online, o programa aqui desenvolvido é fechado e só pode ser acessado pelo próprio empreendimento, como se fosse uma intranet.

Esse aplicativo não apenas ajuda no alinhamento das ações, ideias e soluções de problemas, mas também faz com que os dados coletados sejam melhor interpretados e analisados.

Assim, uma empresa de digitalização de documentos pode utilizar o Power Apps para criar um aplicativo que irá fazer o controle das despesas mensais, como visitas de clientes, gasto de tinta, manutenção das máquinas e outros tópicos relevantes.

Dessa forma, a ferramenta cria para os colaboradores e líderes um melhor compartilhamento de informações, ajudando na hora de identificar o que precisa ser alterado e melhorado.

Todos os programas que formam a Power Platform geram melhores resultados na hora de criar ideias inovadoras, que farão o empreendimento alavancar no mercado.

Benefícios da Power Platform

Imagine uma autoescola que precisa trabalhar todos os dias com informações de vários alunos que desejam tirar a cnh de moto. Ela pode facilitar todo esse processo com o uso da Power Platform, que realiza uma integração das informações e também da equipe.

Repleto de benefícios, o programa transforma as operações mais complexas em soluções que geram para o negócio um melhor rendimento, produtividade, otimização de tempo e vantagens mais específicas, como:

  • Gerenciamento das ações em um único lugar;
  • Diminuição do suporte de terceiros;
  • Integração ao Office 365;
  • Alinhamento entre os usuários.

Essas utilidades intensificam o potencial de cada setor do empreendimento, atenuando as suas necessidades.

1. Gerenciamento em um único lugar

São tantas informações que cada colaborador acaba as armazenando em diversos lugares, de acordo com o que acha de melhor. Assim, muitas pastas, drives online, planilhas e armazenamentos são utilizados para guardar os dados.

Esse hábito é muito perigoso, pois pode acabar gerando um extravio de informações, além de atrapalhar os processos. Por isso, é recomendado concentrar as ações que estão sendo colocadas em prática em apenas um único lugar, e com a Power Platform é possível.

Desse modo, uma empresa de manutenção de jardim pode fazer uso da plataforma para centralizar as vendas dos seus funcionários, os possíveis clientes e, com isso, realizar um gerenciamento mais assertivo e sem tantos escapes. 

2. Suporte interno adequado

Um empreendimento faz uso de tantos programas e plataformas, que acaba gerando uma confusão e também mais trabalho, principalmente para a equipe de TI. No entanto, com o uso do Power Platform será possível ter em um único lugar várias ferramentas.

Como acessórios para realizar análises, desenvolver e automatizar ações, e até para o design, descartando a possibilidade de que outros softwares sejam utilizados. 

3. Integração ao Office 365

Por ter ligação com o Office 365, a Power Platform faz com que as informações armazenadas possam ser utilizadas em aplicativos do Office, abrindo alas para uma administração mais transparente.

4. Alinhamento entre os usuários

O aluguel de andaime de ferro é uma demanda atual de determinada empresa de construções. Assim, os responsáveis pelo orçamento irão encontrar em um único local os dados necessários e também compartilhar as informações que possuem.

Outro ponto positivo é que qualquer pessoa, sendo expert em tecnologia ou não, consegue fazer uso da plataforma, que possui uma fácil e simples interface, facilitando o manuseio. 

Como utilizar a ferramenta?

Justamente por ser de fácil acesso, colocar na ferramenta as análises feitas e todos os outros elementos torna-se mais simples. 

Entretanto, como a Power Platform é voltada para o compartilhamento de ideias, é importante saber os pontos necessários para uma boa utilização.

Assim, na hora de nomear o project, é crucial ter em mente que uma reunião com os funcionários seja feita, a fim de reconhecer cada ideia pensada. 

O passo seguinte é classificar o orçamento das soluções apresentadas, colocar a ideia em prática e analisar se terá o investimento.

Esse passo a passo facilita na hora de analisar por completo todas as ações e quais serão os seus benefícios para o negócio, e deve ser usado por todos os segmentos, como o de impermeabilização de piscina elevada.

Considerações Finais 

Com a rapidez tecnológica e com as grandes transformações do mercado, as inovações e novos desafios estão sempre surgindo. Por isso, é essencial que um empreendimento tenha controle sobre as suas ações e sempre busque novas ideias.

Utilizar ferramentas como o Power Platform é uma forma de estar preparado para todas essas mudanças, sem colocar em risco a sua atividade, desenvolvimento, recursos e clientela.

Além disso, integrar a equipe é fundamental para resultados satisfatórios, posto que cada colaborador possui uma visão de mundo que, quando analisada e até mesmo reformulada, pode gerar os benefícios que a empresa tanto procura.

Assim, se o objetivo é facilitar processos, estar por dentro de tendências e ainda aumentar a produtividade, fazer o uso de ferramentas de gestão como Power Platform é uma alternativa.

Deixe um comentário