O que é cross browser e quais as suas vantagens?

Cross browser é um processo utilizado para comparar o design e a funcionalidade de um site e outras plataformas na internet em diferentes navegadores, tendo como objetivo garantir sua funcionalidade para o usuário.

Hoje em dia, as pessoas podem utilizar diferentes navegadores, sistemas e dispositivos, e é fundamental fazer um teste de responsividade para desenvolver qualquer tipo de software.

O objetivo desse recurso é garantir que a plataforma tenha um bom comportamento e garanta uma experiência positiva para os usuários, independentemente do navegador ou dispositivo que utilizem.

Ter um site é fundamental hoje em dia, principalmente, para as empresas devido ao fato de precisarem construir uma presença sólida na internet. Todas as estratégias de marketing e vendas precisam de uma base para funcionar.

O site atua justamente como a força motriz dessas ações e precisa ser bem estruturado para que a marca consiga alcançar seus objetivos. 

Os internautas utilizam diferentes dispositivos e navegadores e as plataformas devem funcionar em todos eles.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de cross browser e falar um pouco sobre suas vantagens. Acompanhe.

Entenda o conceito de cross browser

Atualmente, existe uma diversidade muito grande de navegadores e parâmetros que afetam o desempenho de sites e aplicativos, bem como o seu comportamento nesses meios.

Adivinhar a escolha pessoal dos visitantes é um processo complexo e praticamente impossível, mas por meio do teste de cross browser é possível fazer com que qualquer site ou aplicativo funcione como deve.

Quando um centro de distribuição coloca seu site no ar, os visitantes podem acessá-lo por meio de dispositivos diferentes e navegadores distintos.

O teste cross browser revisa e compara funcionalidades e estilos de plataformas em diferentes possibilidades de navegação, tendo como objetivo identificar discrepâncias.

As pessoas interpretam as coisas de maneiras diferentes, da mesma forma, os navegadores interpretam o código de um site à sua maneira. 

Além disso, os desenvolvedores precisam prever atualizações do Google quando montam um site.

O estilo CSS pode ser renderizado de uma maneira no Internet Explorer 8, enquanto as versões mais recentes e o Google Chrome fazem outros tipos de interpretação. Vários fatores podem variar significativamente entre os navegadores, como:

  • Efeitos;
  • Estados de foco;
  • Transparência da imagem;
  • Sombras;
  • Fontes.

Muitas vezes, essas diferenças visuais são impossíveis de serem superadas por completo, principalmente no caso de navegadores mais antigos.

Por meio do cross browser, o proprietário do site garante que os usuários tenham acesso a todos os conteúdos e executem funções básicas da plataforma sem problemas com sua funcionalidade.

Importância do teste cross browser

Os usuários que acessam o site de uma empresa de iluminação de emergência LED possuem suas próprias preferências em relação a navegadores e dispositivos.

Com base nisso, é fundamental que sites e aplicativos possam funcionar, independentemente do meio escolhido.

Quando o site é testado para a compatibilidade cross browser, passa a ser monitorado para renderização em CSS para diferentes navegadores. Além disso, a interpretação de códigos JavaScript acontece de maneiras diferentes entre os navegadores.

O teste é fundamental para identificar e corrigir tudo aquilo que não for bom em um navegador e que não estão sendo renderizados corretamente.

Os navegadores não se limitam a computadores pessoais, pois, hoje em dia, os acessos mobile estão cada vez mais dominantes, portanto, as plataformas precisam funcionar nesses aparelhos.

A boa funcionalidade é indispensável em qualquer site, e quando a experiência do usuário não é boa, simplesmente vai prejudicar o tráfego.

As empresas estão inseridas em um mercado extremamente competitivo e buscam constantemente atrair pessoas para seus portais. 

Por meio deste teste, a plataforma oferece funcionalidade suave em uma grande quantidade de navegadores.

Se o site de uma empresa de jardim vertical garante uma boa experiência, terá boa usabilidade e vai atrair uma quantidade maior de visitantes.

Vantagens do teste cross browser

Depois de compreender o conceito e a importância desse teste, não é difícil imaginar as vantagens que ele traz. Dentre elas estão:

Clientes mais satisfeitos

A maior vantagem é o fato de que o seu negócio será capaz de fornecer uma boa experiência para os usuários.

Na maioria das vezes, o ponto mais problemático para os profissionais que cuidam do desenvolvimento de controle de qualidade é garantir uma boa experiência de navegação.

Nesse contexto, vale a pena investir tempo para se certificar de que a plataforma está cumprindo com os principais requisitos dos navegadores.

Algumas companhias acreditam que pelo fato de a maioria dos usuários acessarem o site por meio do mesmo navegador, não é necessário utilizar a plataforma para os demais.

Entretanto, é importante que uma empresa de saúde e segurança no trabalho verifique se o seu portal ou aplicativo está com todos os recursos e componentes funcionando normalmente, inclusive em navegadores pouco populares.

Definir navegadores que a plataforma suporta

É fundamental definir os navegadores que a plataforma suporta por meio deste teste. Isso porque além de ajudar os usuários a compreender o navegador que precisa usar, define alguns limites para a equipe de desenvolvedores.

Ademais, é uma forma de esclarecer os tipos de tecnologia e recursos que podem ou não ser utilizados em um produto.

Como fazer o teste?

Primeiro, é necessário selecionar os navegadores importantes e mais usados, tendo em vista que existe uma grande quantidade disponível. Depois de selecionar, comece a fazer o teste.

Abra o site em diferentes navegadores e verifique algumas credenciais, e dentre os mais utilizados estão o Mozilla Firefox, Google Chrome e Internet Explorer.

Mas, para garantir a boa usabilidade da sua plataforma em outras opções, também vale a pena conferir o Safari e o Opera.

Se uma empresa de emissão de laudo PPRA estiver fazendo um teste focado em desktops, ao terminá-lo, é fundamental fazer o mesmo teste para as versões mobile do site.

Lembre-se de que o teste com todos os navegadores para desktop e dispositivos móveis se caracteriza por ser um processo muito longo.

As principais verificações são a exibição, funcionalidade e animações que utilizam processos em segundo plano.

Não se esqueça de que é muito importante corrigir problemas do aplicativo ou site, embora isso não seja possível em alguns navegadores, principalmente aqueles que não são utilizados frequentemente.

O que é site responsivo?

Para entender um pouco mais sobre a importância do teste cross browser, é interessante compreender o conceito de site responsivo.

As plataformas mobile são ferramentas fundamentais para comercializar produtos e investir em boas estratégias de marketing digital. O site responsivo é aquele que consegue adaptar suas páginas ao tamanho da tela.

Geralmente, quando alguém procura por lavagem a seco de cortinas, não precisa ligar o computador, tendo em vista que tablets e celulares aceleram esse processo e estão disponíveis para os usuários o tempo todo.

Ao fazer essa pesquisa, é fundamental que as empresas que aparecem no resultado tenham um site responsivo, caso contrário, o usuário terá muitas dificuldades para acessar sua plataforma.

Esse tipo de site pode se adaptar a qualquer ferramenta usada pelo indivíduo e facilita a visualização de todos os elementos das páginas. Além disso, o visitante pode dar um zoom para visualizar detalhes da plataforma.

Para ter um site responsivo, uma empresa de instalação de bloqueador e rastreador de caminhão precisa fazer algumas alterações em seu site, inserir boas ferramentas para os usuários, alterar cores e imagens e alterar o espaço entre os links.

Todas as organizações precisam adaptar seus portais e, principalmente, as lojas virtuais, para que consigam atrair uma quantidade maior de visitantes e ampliar as possibilidades de vendas.

Tendo em vista a tendência cada vez mais crescente de acesso e compras por meio dos aparelhos móveis, facilitar o acesso é fundamental e isso só é possível por meio da responsividade.

Além da grande variação em relação ao tipo de aparelho utilizado, também existe uma grande quantidade de navegadores e o site de um fabricante de banheira hidro precisa funcionar em todos eles.

Considerações finais

Portanto, os navegadores são diferentes e evoluem constantemente, além disso, muitas versões são lançadas ao longo do tempo. Os desenvolvedores de site precisam acompanhar essas mudanças e evitar que elas afetem o funcionamento do site.

A melhor forma de fazer isso é o teste cross browser, que verifica o funcionamento das páginas em diferentes navegadores e dispositivos, garantindo o pleno funcionamento das plataformas e uma boa experiência para os usuários.

É imprescindível fazer com que o conteúdo seja exibido e funcione corretamente, independentemente da opção do visitante. Com isso, fica mais fácil expandir os acessos e garantir boas oportunidades para a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário