Quais as vantagens de ter um dashboard personalizado para seus dados?

Ter um dashboard personalizado traz muitas vantagens para os usuários, este recurso é um painel que contém as informações, indicadores e métricas da empresa, trazendo números relevantes para suas estratégias e o alcance dos objetivos.

Todo o profissional precisa conhecer essa ferramenta e saber como utilizá-la no negócio, pois reúne dados importantes e indicadores de performance. Costuma ser gerenciado por toda a equipe, embasando decisões e acompanhando o desempenho da companhia.

É uma forma de orientar as tomadas de decisão, com base em dados que indicam o que está certo ou errado na performance.

Contar com o dashboard é uma forma de melhorar o dia a dia da gestão da empresa, bem como seu fluxo de trabalho.

As organizações precisam manter seus projetos e processos em perfeita ordem, pois só dessa forma garantem a produtividade e mantêm a competitividade em alta. Reunir tudo em um único lugar é o melhor caminho para conseguir isso.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de dashboard e mostrar todas as vantagens de personalizar esse painel tão importante para o funcionamento das empresas. Acompanhe.

Entenda o conceito de dashboard

Dashboard é um painel que reúne todas as informações, indicadores e métricas da companhia, mostrando números relevantes para as estratégias e o alcance dos objetivos.

Com base nos dados da corporação, ele seleciona aqueles mais relevantes para uma finalidade específica, como:

  • Número de vendas;
  • Projetos;
  • Estratégias de marketing;
  • Estratégias de vendas.

Por meio dele, um fabricante de persiana vertical consegue monitorar os dados em tempo real, otimizando os processos e acompanhando a performance e o crescimento da corporação.

Essas informações precisam estar representadas de modo que sejam fáceis de serem compreendidas visualmente. Justamente por isso, costuma ser composto por gráficos e tabelas que mostram as métricas e indicadores.

As informações não devem ficar restritas à liderança, por isso, muitas empresas compartilham esses dados por meio de uma tela de TV que pode ser vista por todos os colaboradores.

A cada dia, as organizações lidam com uma quantidade de dados cada vez maior e eles servem para embasar as decisões e criar boas estratégias.

Desde sempre, os números são muito eficazes para trazer mais assertividade às tomadas de decisões, mas não basta apenas incluir os dados, é necessário obter insights e interpretações por meio deles.

Uma forma de fazer isso é visualizá-los de maneira organizada e é aqui que entra o dashboard. Em uma única tela, ele mostra todas as informações importantes para a companhia.

Para uma empresa de conserto elevadores, é muito mais fácil acompanhar indicadores e métricas, uma vez que isso ajuda a melhorar as decisões dentro da corporação.

Quando uma estratégia não está trazendo os resultados almejados, os números indicam que está na hora de fazer alguma alteração.

Nesse contexto, o dashboard tem como função mostrar indicadores e métricas de maneira clara, facilitar o monitoramento de dados, embasar as tomadas de decisão e fornecer informações sobre o desempenho da empresa.

Consequentemente, também tem como função promover a transparência e colocar as informações à disposição de todos os funcionários. A companhia vai influenciar seus colaboradores e engajar eles aos objetivos organizacionais.

Tipos de dashboard

O negócio pode criar diferentes tipos de dashboard, de acordo com sua necessidade, sendo eles:

Dashboard tático

Esse tipo apresenta indicadores que facilitam a tomada de decisão, ajudando a empresa a alcançar seus objetivos de médio prazo.

Recebe o nome de tático porque ajuda na parte estratégica da corporação, e neste painel, são incluídos os indicadores-chave de performance relevantes e que ajudam a avaliar erros e acertos nas estratégias organizacionais.

Dashboard operacional

Um fabricante de cerca de proteção cachorro pode criar um dashboard operacional para acompanhar suas operações.

É mais usado por gestores e analistas que querem acompanhar o desempenho dos processos, tendo como objetivo analisar números e identificar erros. Com isso, os processos são otimizados dentro da companhia.

Dashboard estratégico

O dashboard estratégico conta com indicadores relevantes para as estratégias da organização, e ajuda a identificar as estratégias que funcionam ou que precisam ser alteradas.

Por meio dele, a companhia pode projetar um plano de ação para crescer e as informações podem ser comparadas com um registro histórico, mostrando, assim, a evolução dos resultados organizacionais.

Vários dados podem ser incluídos em um dashboard estratégico, como métricas de vendas e do departamento financeiro.

Dicas para criar um dashboard

Existem algumas etapas muito importantes para criar um dashboard, e elas englobam desde a seleção de indicadores até a organização das informações no painel. São elas:

Definir um objetivo

Uma oficina mecânica precisa definir o objetivo do dashboard, que pode ser avaliar a performance de vendas, melhorar as decisões estratégicas, acompanhar as ações de marketing, entre outras possibilidades.

Em linhas gerais, definir o objetivo nada mais é do que estabelecer a finalidade específica do painel.

Estabelecer indicadores e métricas

A partir do momento em que a organização sabe qual é o objetivo do dashboard, pode começar a definir as métricas e indicadores que serão inseridos.

Mas, antes de defini-los, entenda que enquanto os indicadores servem para medir um estado final, as métricas acompanham todo o processo.

Focar em dados relevantes

A ferramenta precisa apresentar dados de fácil visualização, mas se a organização incluir muitas informações, fica muito difícil organizar e visualizar.

Mais do que isso, o excesso de conteúdos faz com que o painel perca o sentido, assim sendo, a dica é focar apenas naquilo que realmente importa para o objetivo da ferramenta.

Criar um layout

O design do dashboard é importante para facilitar a visualização, tornando-o mais claro e objetivo.

Uma empresa de limpeza estofados pode usar diversas ferramentas para isso, mas para que o trabalho seja bem-feito, busque algumas referências na internet e inspire-se nelas para criar o layout e organizar as informações úteis.

Facilitar a visualização

Por fim, o painel deve estar acessível a todos os membros da equipe, por meio de uma tela de TV posicionada em um local onde os funcionários possam visualizar o dia todo.

Vantagens do dashboard personalizado

Um dashboard personalizado traz muitas vantagens para as empresas, e dentre as que mais se destacam estão:

Otimizar o tempo e os recursos

Essa ferramenta reduz o tempo que a equipe gasta em suas atividades, mantendo o foco naquilo que é realmente estratégico para a corporação.

Os colaboradores se tornam mais produtivos e conseguem otimizar o tempo de suas tarefas dentro da empresa.

Integra os setores

Se a equipe de um fabricante de laje treliçada vão máximo ter acesso rápido a todas as informações, mesmo que de departamentos diferentes, facilita na hora de enxergar as possibilidades de sucesso ou gargalos em processos.

Da mesma forma como essas informações podem ser acessadas rapidamente, os problemas também podem ser facilmente solucionados, o que traz mais vantagem competitiva.

Disponibilidade total

As informações ficam disponíveis para todos os colaboradores e a todo o momento, principalmente por meio de recursos mobile, que podem ser acessados nos dispositivos móveis.

Por exemplo, se o gestor de um fabricante de cabo de instrumentação prysmian estiver em uma reunião, pode apresentar as informações para os demais participantes em tempo real.

Melhora as tomadas de decisões

Os dashboards são mostrados de maneira centralizada, o que facilita a visualização e a compreensão das informações, garantindo que a empresa trabalhe com mais eficiência.

Se a companhia perceber algum problema, pode agir rapidamente para corrigi-los, tornando os seus processos mais intuitivos e melhorando seu desempenho.

Maior alinhamento estratégico

Como falamos anteriormente, o dashboard é um painel de controle que reúne todas as informações em um único lugar.

Por meio dele, é possível alinhar as estratégias, ações e procedimentos que vão aperfeiçoar o desempenho da corporação.

Organiza as informações

Por fim, uma empresa de clareamento piso madeira consegue organizar as informações, de acordo com prioridades, resultados, setores e metas.

Tudo isso é feito com o auxílio de gráficos, de modo que os gestores possam realizar análises e cruzar as informações, identificando qualquer problema que possa estar ocorrendo.

Considerações finais

Sendo assim, as informações de uma empresa precisam estar devidamente organizadas e acessíveis para todas as equipes. É uma forma de alinhar todos os setores e engajar os colaboradores com os objetivos organizacionais.

A melhor ferramenta com essa finalidade é o dashboard, um painel que deve estar acessível a todos os funcionários e que ajuda a manter a organização dos processos, além de estruturar melhor as tomadas de decisão.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa ferramenta, seus tipos e todas as vantagens que um dashboard personalizado pode trazer.

Deixe um comentário