SharePoint como servidor online: Quais seus benefícios?

Hoje em dia, um dos grandes diferenciais que uma empresa pode conseguir é o de ter um setor de TI mais eficiente e assertivo. Poucos sabem, mas o Microsoft SharePoint pode ajudar e não é pouco nesse sentido, sobretudo no começo.

De fato, a concorrência chegou a tal ponto nos últimos anos, que a marca que quiser liderar o mercado, ou apenas manter-se segura, precisará atingir um nível de excelência em praticamente todos os seus setores e departamentos.

Quando se fala assim, todo mundo pensa primeiramente na equipe de vendas e de marketing. É claro que ela é fundamental para melhorar os resultados, contudo, sozinha ela nunca será o suficiente para atingir a sustentabilidade.

Logo, uma firma de venda ou fabricação de móvel planejado corporativo pode ter o melhor departamento comercial do mercado. Mas como anda a comunicação interna da empresa, bem como o alinhamento entre todos os demais setores?

Se a integração não for total e não houver uma cultura organizacional acima de todos, fazendo com que a mesma filosofia de trabalho seja praticada, com o tempo isso vai desgastar as relações e comprometer a solução prestada.

Aí tanto faz se a empresa lida com a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Se a comunicação entre os donos, os gestores e os demais colaboradores não for eficiente, com o tempo, quem vai acabar pagando a conta é a marca e a clientela.

É justamente daí que vem a necessidade de recorrer à tecnologia como modo de manter todos na mesma página, desde os fundadores da empresa até os líderes e cada funcionário que integra o quadro geral da missão daquele negócio.

Dentre os vários motivos para fazer isso está, como referido, o de que provavelmente sua concorrência já tem feito isso. Ou seja, se você não fizesse acabaria ficando para trás, de modo que ela ia sair na frente e dominar o mercado.

Realmente, engana-se muito quem pensa que a TI é apenas um luxo ao qual apenas algumas empresas precisam se entregar, ou algo que só marcas da área de sistema de câmeras ou outros recursos tecnológicos é que precisam.

Na verdade, os hardwares e os softwares que compõem o arsenal corporativo que uma empresa pode chegar a ter, conforme suas demandas e necessidades específicas, é algo que ultrapassa o segmento ou nicho de mercado em questão.

Também é aí que entra o Microsoft SharePoint, como plataforma que além de ser um servidor online dedicado (exclusivo), também serve muito bem como intranet. Isto é, como programa de gestão de trabalho.

Isso quer dizer que o SharePoint pode ser utilizado como software de distribuição de dados, informações e atividades. Assim, os tutores conseguem criar ações que representam o que cada um deve fazer, com os devidos detalhes e até a respectiva deadline.

Em tempos de home office como o nosso, não é preciso dizer o quanto isso pode ser um facilitador para as empresas que desejam enxugar gastos e otimizar sua rotina operacional, sem no entanto perder o controle da produção de cada colaborador.

Seja como for, o maior papel que o Microsoft SharePoint pode cumprir é o de ser um servidor que ajuda no armazenamento de dados e informações. Se a empresa lida com perícia trabalhista, por exemplo, isso pode mudar drasticamente sua rotina.

Além de permitir o acesso remoto de vários arquivos, um servidor dedicado ajuda na gestão dos dados gerados. Lembrando que hoje toda empresa que quiser crescer com segurança vai precisar ter esse domínio dos seus próprios números.

Por isso é que decidimos escrever este conteúdo detalhando não apenas do que exatamente se trata o Microsoft SharePoint, ou como se dá seu funcionamento, mas sobretudo quais são os benefícios de utilizá-lo.

De fato, ao listar as vantagens desta aplicação, pretendemos esclarecer por que é que faz tanto sentido implementar essa tecnologia. Isso ajuda muitos a entenderem de modo prático o que está em jogo e o que pode melhorar de verdade.

A começar pelo fato de que a Microsoft, que é a desenvolvedora do software, é uma das maiores empresas de TI do mundo, sendo a criadora do famoso Windows, o sistema operacional mais popular que tem, o que muda tudo em termos de aplicabilidade.

Além disso, não deixa de ser interessante que essa tecnologia evoluiu tanto nos últimos anos, que já pode ajudar qualquer negócio, seja na parte de venda de algo nichado como pisos uretanos, ou na prestação de serviços mais populares.

Diante disto, se o seu grande interesse agora é mergulhar seriamente em uma plataforma que serve como servidor e ponto de encontro dos principais esforços de crescimento do seu negócio, então basta continuar nesta leitura até o fim.

O que é o SharePoint?

Como vimos, ele não se encerra em apenas uma ou duas funções. Só as três funções que mencionamos acima, de passagem, já tomariam um tempo enorme para serem explicadas.

No tocante à função de criação de sites, é verdade que ele tem muitos concorrentes, sobretudo quando a empresa vai focar no blog e precisa de um CMS (Content Management System), ou seja, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Realmente, há muita concorrência nessa área. Contudo, quando falamos sobre a função de servidor e de intranet, então o Microsoft SharePoint se torna um gigante na área.

É aí que ele se apresenta como uma plataforma completa. No caso de um negócio distribuidor de cabos e fios, que já vive no universo tecnológico, ele pode agregar com a criação de portais e programas de gestão e compartilhamento, tais como:

  • Gestão de conteúdos próprios;
  • Delegação de tarefas unitárias;
  • Gestão de documentos digitalizados;
  • Criação de portais colaborativos;
  • Compartilhamento de agendas;
  • Publicação geral de aplicações web.

Lembrando que a intranet é justamente quem concentra todo esse potencial, daí que o Microsoft SharePoint tenha como base a criação de um servidor que parte disso.

Dito de outro modo, a intranet é uma rede privada que permite fazer a conexão de vários computadores, localizados em qualquer lugar do mundo. Ao criar uma suíte de dados e protocolos, ela se torna global e exclusiva ao mesmo tempo.

Como verificamos uma época de crescimento tecnológico incrível, que fala o tempo todo sobre Conexão 5G, Computação na Nuvem e até Inteligência Artificial, não deixa de ser outro diferencial uma corporação implementar algo assim.

O papel do backup no SharePoint

Além das várias vantagens e benefícios já citados até aqui, é preciso ressaltar o papel que a criação de backup tem nesse processo todo, tornando o servidor online do SharePoint algo diferenciado e até mesmo insubstituível.

Basta imaginar a importância que os dados e informações de uma empresa chegam a ter, bem como o estresse que seria perder todos eles em um piscar de olhos.

Na verdade, mais do que transtorno, isso causaria problemas legais, pois muitas vezes a empresa é responsável pelas informações que implicam dados de clientes.

Se ela lida com projeto ambiental e tem um banco de leads, a própria LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) protege esses clientes, seja qual for o estágio em que eles se encontram no funil de vendas.

Ou seja, talvez ainda nem sejam consumidores propriamente ditos, mas apenas um contato comercial promissor. Portanto, a criação de backups do SharePoint gera uma proteção extra, que evita perdas acidentais.

Essa segurança também remete ao famoso compliance, que é justamente a excelência em termos de cumprimento de leis e arquitetura de dados digitais. O que assegura o cliente em termos pessoais e a empresa em termos legais.

A gestão de dados

Não podemos esquecer a famosa sentença popular que diz que “informação é poder”. Pode parecer um exagero, mas no mundo corporativo isso é exatamente assim.

Basta imaginar o papel da pesquisa de mercado para compreendermos isso. Quanto mais subsídios a empresa tiver sobre o que seus concorrentes fazem, e o que seu público-alvo deseja, melhor vai ser a apresentação de sua solução comercial.

Por outro lado, quando uma empresa de balanceamento e alinhamento faz uma pesquisa, isso só traz os dados, mas é preciso saber fazer a gestão deles.

Por isso, o SharePoint pode ajudar e muito em termos de BI (Business Intelligence), que é justamente a Inteligência Empresarial atuando por meio das informações coletadas, como uma gestão que traz inovações e garante o crescimento sustentável.

Sobre usabilidade

Por fim, não podemos deixar de citar o fato de que a usabilidade do SharePoint é consideravelmente amigável, sendo fácil de implementá-lo.

Geralmente, quando uma autoescola que lida com habilitação carro quer trazer algum programa como novidade, o que exige treinamento e toda uma fase de adaptação por parte dos funcionários, o que inclusive gera gastos.

Mas como o SharePoint é feito pela Microsoft, ele tem a interface parecida com a do Windows, que é o sistema usado pela maioria. Isso gera uma experiência bastante intuitiva e facilitadora, além de ser super conectada graças à nuvem.

Considerações finais

O mundo corporativo evoluiu tanto nos últimos anos, que hoje já não é possível falar dele sem trazer junto algum know-how tecnológico.

Quando o assunto é servidores e criação de intranet, o Microsoft SharePoint se mostra como sendo uma plataforma cheia de benefícios e vantagens, como vimos acima.

Deixe um comentário