A evolução do Marketing Digital e a evolução das novas ferramentas

Marketing Digital é um dos termos mais famosos no segmento comercial dos últimos anos. Uma especialidade voltada para a internet, seu surgimento pode ser explicado pela história do desenvolvimento da comunicação entre empresa e consumidor.

A prática de divulgar produtos ou serviços para um público distante dos pontos de venda começa com os primeiros veículos de comunicação, ainda na era do jornal. O hábito de separar folhas para anúncios, os classificados, se estendeu até a contemporaneidade.

O avanço dos veículos de comunicação em massa ganhou proporções inéditas com o telefone, um aparelho que permitia, pela primeira vez na História, escutar a voz de outra pessoa em tempo real, a uma grande distância geográfica.

O telefone se desdobrou no rádio, no cinema e na televisão, quando houve a entrada de recursos de imagem em movimento. Neste ponto, nasce o conceito, ainda rudimentar, de realidade aumentada, que ganhará novos contornos apenas com a internet.

O vídeo é a forma mais fidedigna de retratar a realidade para uma empresa de reforma comercial, capaz de estimular intensamente, ao mesmo tempo, dois dos sentidos mais importantes na percepção humana do ambiente: a visão e a audição.

É pelo vídeo que se desenvolveram as peças mais importantes do entretenimento e a literatura ganhou um sopro de ar fresco com as adaptações. Pelo vídeo, a publicidade se diversificou para além de cartões com dados de contato.

Para superar o avanço trazido pelo cinema e pela TV, era necessário construir um veículo de comunicação que permitisse, além da visualização e audição simultânea de informações, a interação com os elementos exibidos em tela.

Os primórdios da publicidade

A publicidade escrita aparece nos jornais como um negócio anexo à emissão dos periódicos, um empreendimento que consiste na venda de espaços para anúncio de produtos, como uma fachada de loja de roupas.

Isso se torna rapidamente a principal forma de remuneração dos veículos de comunicação, um processo comercial que hoje é conhecido como patrocínio. Esse aumento na receita contribuiu com a lucratividade dos jornais e sua consequente redução de preços ao cliente.

Por ser a renda dos patrocinadores a maior fonte de receita de jornais, programas de rádio e da televisão, os proprietários desses veículos foram desobrigados de repassar os custos de produção ao consumidor final, aquele que busca por uma clínica de bioplastia.

Por consequência, conforme o preço desses periódicos foi diminuindo, um grupo maior de pessoas passaram a ser expostas ao conteúdo, o que aumentou a influência do jornal e seu valor de mercado para patrocinadores, o que atraiu empresas maiores.

Esse ciclo explica a gratuidade da TV aberta e do rádio, a lucratividade da indústria de cinema e até mesmo o livre acesso às redes sociais. Neste cenário, a audiência, leitor ou espectador se transformou no principal recurso econômico das emissoras.

Há um ditado que diz “se você não está pagando por um produto, você é o produto”, usualmente aplicado no setor de entretenimento. Com poucos séculos de indústria das comunicações, os anunciantes assumiram o posto de consumidor na prestação de serviços.

A ideia da pessoa física como produto das telecomunicações, em outras palavras, a atenção do consumidor final como recurso econômico, está na raiz da publicidade e pode ser visualizada em cores mais nítidas pelas técnicas de marketing digital.

Como a Revolução Industrial criou o marketing

A Revolução Industrial foi um evento histórico que pode ser dividido em três ou quatro fases, dada a extensão temporal de seu desenvolvimento. Iniciando-se no século XVIII e continuando até os dias atuais, o processo pode ser resumido em alguns tópicos:

  • Criação de maquinário para fabricação de produtos;
  • Transição entre produção artesanal para padronizada, em escala;
  • Uso massivo de energia elétrica;
  • Automação de processos repetitivos.

O fenômeno inundou os mercados mundiais de produtos idênticos, um efeito visualizado especialmente no segmento de bens de consumo não-duráveis, associados às necessidades básicas humanas como alimentação, roupas, higienização, entre outras.

A padronização de mercadorias necessárias para a sobrevivência foi responsável pela redução de índices de fome e melhoria de dados ligados ao desenvolvimento humano, posto que a abundância fez reduzir o preço e democratizar o acesso.

Uma empresa de papel de parede para sala de tv passa a pensar em modos de destacar-se em uma fileira composta por itens similares. Esse destaque, onde as qualidades da marca são usadas de base, dá origem ao marketing como um todo.

Enquanto a publicidade trata daquilo que é específico e particular ao anúncio de produtos, o marketing é uma abordagem completa das organizações diante de seus mercados, observando como várias áreas do conhecimento convergem nas tarefas diárias.

O marketing vai instalar métodos de reposicionamento das empresas diante de informações adquiridas sobre o processo comercial médio de seu produto, isto é, a maneira padrão como o consumidor se comporta e como as empresas entregam o recurso.

Para uma empresa de instalação ar condicionado portátil, o marketing se manifesta como o estudo das necessidades do consumidor e das negociações econômicas que definem o ciclo de troca de bens e serviços, sendo uma área derivada da Administração.

As teorias da Administração

A Revolução Industrial não modificou apenas as relações de consumo, como também a organização do trabalho. Afastando-se do artesão, o profissional altamente especializado em todos os processos de fabricação de uma peça, a padronização afeta o colaborador.

Pela padronização, o grau de formação dos trabalhadores baixou consideravelmente nos primeiros séculos, atingindo o estopim com a era fordista e as linhas de montagem. Essa organização foi estudada por especialistas que definiram a teoria clássica da Administração.

Segundo o conceito, a gestão de empresas parte de um conjunto de funções básicas: planejamento, organização, direção e controle. Destes pontos partem todo o escopo de práticas que afetam as estratégias de marketing digital, que são:

  • Análise SWOT;
  • Ciclo PDCA;
  • Teoria de necessidades de Maslow;
  • As cinco forças de Porter;
  • Teoria dos dois fatores de Herzberg.

Ao construir uma campanha de marketing digital, uma clínica nutrição personalizada deve recorrer aos gráficos que podem ser formados através das ferramentas citadas, pois são esses dados que compõem o esqueleto de uma estratégia de vendas.

Buscando níveis maiores de produtividade 

Conforme o mercado de bens e serviços se expandiu em escala mundial, tanto em número de consumidores quanto em fabricantes, a competitividade entre entidades comerciais começou a afetar severamente as projeções de receitas no setor.

O marketing esteve à frente como principal esforço na reversão ou minimização desta crise, responsável por encontrar soluções que afetassem, diretamente, os ciclos de produção e trabalho no ambiente interno, e a retenção de clientes no ambiente externo.

A atração de clientes passa por três grandezas: o preço, que deve ser compatível com a renda do público-alvo e pode ser menor que a média, a fim de aumentar o fluxo de vendas; o valor agregado, que são os benefícios inerentes à marca; e a qualidade do produto.

Para melhorar a qualidade das mercadorias e reduzir custos de produção, que afetariam no preço e permitiriam valores mais competitivos e expansão do mercado consumidor, o marketing passa a atuar na criação e aplicação de métodos de melhoria na produtividade.

O advento da internet

A internet tornou-se palco de grande parte das operações empresariais, com efeitos tão profundos na comunicação entre pessoas físicas e jurídicas que deu origem ao marketing digital, especializado em técnicas de impulsionamento e interação na rede.

É possível afirmar que, hoje, mais da metade dos empreendimentos estão conectados à internet em algum nível, uma massa que inclui grandes corporações e profissionais independentes, como um ginecologista especialista em menopausa.

Com o desenvolvimento de ferramentas que permitem a transação financeira segura e o amplo investimento em logística de longas distâncias, a participação corporativa nas plataformas digitais tende a se consolidar, atingindo percentuais maiores nas projeções.

1 – Do telemarketing ao inbound marketing

O marketing digital se estabelece a partir da mudança de foco na abordagem do consumidor. Considerando o telemarketing como maior exemplo de estratégia tradicional aplicada à comunicação remota, o contato com o cliente era iniciado pela empresa.

O Inbound Marketing, paradigma gerado pelo marketing digital, transforma a ordem de interação ao afirmar que é o cliente quem deve tomar a iniciativa de comunicação com a marca. Isso acontece pela interação com conteúdo publicado na internet.

2 – Experiência personalizada e IA

Como um veículo inédito em termos de personalização da experiência, a internet oferece uma ampla variedade de conteúdo, que permite saciar as necessidades e interesses de qualquer perfil demográfico.

Uma clínica veterinária cães e gatos, através do marketing digital, passa a vender uma experiência para além do serviço em si, o que aumenta seu valor agregado. Essa experiência é potencializada pelo aprimoramento da interface virtual.

A inteligência artificial é empregada como um maestro da internet, através dos algoritmos de rastreamento do acesso, indexação de registros soltos na web, recomendação de conteúdo, entre outras tarefas automatizadas.

3 – As redes sociais e marketplaces

As redes sociais viabilizaram uma interação mais profunda entre audiência e mensagem, posto que o usuário se torna, através da publicação de comentários, textos e imagens nessas plataformas, um criador de conteúdo por si.

O modelo de engajamento é replicado nos marketplaces, onde canais de satisfação do consumidor são mesclados ao catálogo de produtos; o consumidor ganha a liberdade de externalizar suas impressões no mesmo local onde o bem foi comprado.

Considerações finais

O marketing digital é uma fase avançada de um processo que se consolida desde o século passado, uma resposta aos desafios econômicos deste tempo.

Com ferramentas essenciais para o posicionamento na internet, esta especialidade é de extrema importância para as empresas que desejam se colocar no cenário virtual e assim conquistar melhores posições de mercado.

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