A Matriz de Porter é utilizada para analisar onde uma empresa se situa no mercado em que atua.
Essa matriz é importante pois, a partir dessa análise, é possível compreender onde a empresa se enquadra no mercado e, com tais informações, decidir qual estratégia competitiva será utilizada pela companhia.
O que é Matriz de Porter?
Também conhecida como cinco forças de Porter, esse modelo de análise setorial foi criado por Michel Eugene Porter em 1979.
Porter defende que é necessário levar em consideração cinco forças do mercado que pressionam a empresa na hora de realizar essa análise estratégica. São elas:
- Pressão de novos entrantes;
- Pressão de produtos ou serviços substitutos;
- Poder de negociação dos consumidores;
- Poder de negociação dos fornecedores;
- Rivalidade entre os concorrentes.
Vamos olhar mais de perto para cada uma dessas forças:
- Pressão de novos entrantes
A pressão exercida pelos novos entrantes varia em cada setor.
Essa variação se dá a depender das barreiras de entrada existentes em cada setor.
Barreiras que são apontadas por Porter incluem: política governamental, acesso aos canais de distribuição, desvantagens de qualquer tipo de custo, a diferenciação do produto em relação ao mercado, alto custo de entrada e grande escala de mercado.
- Pressão de produtos ou serviços substitutos
Essa é a pressão exercida pela capacidade de empresas absorverem clientes por oferecer um produto ou serviço que substitua o seu.
Essas empresas podem vir de ramos totalmente diversos.
- Poder de negociação dos consumidores
Dependendo do setor, o poder de negociação dos clientes pode ser mais ou menos forte.
Produtos que são padronizados, abundantes no mercado e que não geram problemas para trocar de fornecedor são os mais impactados pelo poder de negociação dos consumidores, como material de construção civil e alguns alimentos, por exemplo.
O extremo oposto seriam produtos altamente exclusivos, ou até mesmo de valor simbólico, como obras de arte, por exemplo. Quanto se paga por uma pintura de Pablo Picasso?
- Poder de negociação dos fornecedores
Quando os fornecedores oferecem um produto essencial, escasso no mercado e fundamental ao comprador, esse fornecedor tem alto poder de barganha e ele não hesitará em utilizá-lo.
- Rivalidade entre os concorrentes
Produtos muito abundantes no mercado, com pouca ou nenhuma variação e que muitas pessoas comercializam são os mais afetados por essa força.
Como aplicar a Matriz de Porter?
O primeiro passo é entender como cada força dessa pressiona o seu negócio. Para isso, faça pesquisa de mercado, busque dados e tenha uma visão panorâmica do seu setor.
A partir do momento em que está claro onde a empresa se situa na balança, é possível aproveitar os benefícios e diluir os pontos negativos que seu setor proporciona.
Três estratégias competitivas de Porter
Pensando a partir das forças explicadas e teorizadas por Porter, começa-se a elaborar estratégias que aumentem o poder competitivo de um negócio.
As estratégias são categorizadas das seguintes maneiras.
- Liderança em custo
Essa estratégia busca diminuir ao máximo todos os custos envolvidos na produção e distribuição, buscando ganhar mais com o aumento das vendas.
É uma boa estratégia quando se trata de produtos abundantes, padronizados, etc.
- Diferenciação
Essa estratégia busca trazer um produto ou serviço diferenciado, exclusivo, criando um valor sentimental para os clientes.
Dessa maneira, é possível aumentar o preço e ainda assim conseguir aumento de vendas e lucro.
- Foco
Uma boa estratégia principalmente para os pequenos, mas não somente.
Ao investir em um nicho específico do mercado, a concorrência diminui, aumentando as chances de sucesso e a possibilidade de fidelização dos clientes.
Exemplos de estratégias
Um exemplo de aplicação é no mercado de crm, que significa Customer Relationship Management, ou Gestão de relacionamento com o Cliente.
As empresas que oferecem esse tipo de serviço não encontram barreiras para adentrar nesse mercado e diversas novas empresas surgem oferecendo esse serviço que muitas vezes podem ser semelhantes em diversos aspectos.
Uma das saídas das empresas pode ser oferecer aplicativos crm gratis para uso em diversas funcionalidades, buscando fidelizar o cliente e após isso oferecer um serviço mais completo, com mais funcionalidades e exclusividades.
Outra possibilidade para essas empresas é adentrar em um nicho, como o serviço de CRM para clínicas médicas e odontológicas, por exemplo.
Dessa maneira, oferecendo um serviço de crm online gratis que atenda as especificidades desse público, essa empresa se destaca das demais.
Outro exemplo de nicho é apresentar um aplicativo CRM próprio para o comércio B2C, Business to Costumer, que crie perfis de consumidores oferecendo facilidades na criação de campanhas de marketing personalizadas e com integração com diferentes tipos de app funil de vendas.
Outras empresas, geralmente algumas mais consolidadas buscarão oferecer um serviço completo e com diversas vantagens sobre seus concorrentes, porém com um custo mais elevado.
Um exemplo são as empresas que oferecem serviços CRM que funcionam direto da nuvem, sem necessidade de instalação e manutenção, sendo totalmente pagos.
Essas empresas adotam estratégias diferentes das que oferecem crm online free por conta de sua posição no mercado.