Método e metodologia de projetos: Qual a diferença?

Criar um projeto e fazer toda a sua gestão e planejamento de execução exige que haja a adoção de método e metodologia de projetos, de modo que funcionem, além de ser uma boa maneira para se criar uma padronização.

Apesar da diferença existente entre ambos os conceitos, o método e metodologia de projetos pode ser aderido por diferentes empreendimentos ou assuntos dos quais necessitam de uma ação e técnicas para serem executados.

Uma empresa pode utilizar diversas formas para que seus serviços sejam bem aproveitados e consigam atingir o objetivo final, o que acaba levando os setores de governança e gestão da empresa a sempre buscarem por novidades.

Afinal, com a constante mudança do mercado, clientes buscando tendências e a concorrência procurando se destacar ainda mais, fazer a adoção de métodos e metodologias antigas pode deixar seu negócio para trás. 

Entenda que é o método de projetos

Se tratando de uma técnica para realizar uma execução de um procedimento, o método é um procedimento que possui mais de uma forma para ser realizado.

Como um projeto de ampliação residencial, por exemplo, que pode conter mais de um meio para que os planejamentos sejam realizados e a entrega para os clientes seja feita dentro do prazo.

Contudo, o método não tem a responsabilidade de criar os fluxos de execução de um projeto, nem a organização de equipe ou a delegação de algumas atividades, ficando concentrado em ações específicas.

Alguns formatos de métodos que ajudam em um processo é o CPM, também conhecido como Método do Caminho Crítico. Este método ajuda a identificar quais atividades precisam ser sequenciadas e quais devem ter uma maior atenção.

Como em uma empresa de projeto arquitetônico residencial, que pode sequenciar através de um diagrama quais as partes de um projeto que não devem sofrer atrasos, quais os caminhos para que uma etapa seja melhor concluída e o que consome mais tempo.

Com o CPM, é possível ter um maior controle do projeto, da mesma maneira que as atividades podem servir como base para o que irá ser feito posteriormente ou para que sejam analisadas no final.

O que é a metodologia em projetos

Realizar o gerenciamento e organizar a gestão de projetos, tanto de um pequeno, médio ou grande porte, exige maior atenção. Por isso, a metodologia de um projeto está interligada com implantar, desenvolver e usar projetos que atinjam as metas.

Podendo ser explicado de três modos durante a sua prática, a metodologia possui processos, ferramentas e os padrões.

Os processos são as etapas e tarefas das quais precisam ser colocadas em prática, utilizando as ferramentas que, por sua vez, podem ser softwares em alguns procedimentos, assim como tarefas que exigem um funcionamento manual.

Toda metodologia requer um padrão que deve ser seguido para que funcione adequadamente, bem como os documentos e os relatórios finais podem fazer parte da metodologia.

Nesse sentido, a metodologia de uma empresa paisagismo e jardinagem envolve processos como a elaboração de um ambiente, que pode ser feito de maneira digital através das ferramentas e, após o fim do serviço, um relatório sobre o que foi feito.

Quando a metodologia tradicional é escolhida, em grande parte das vezes é feita com maior antecedência para que se tenha uma prévia de tudo o que irá constituir o projeto, até mesmo as suas fases, deixando levantado quais serão:

  • O cronograma;
  • Os objetivos;
  • Orçamento disponível e o que irá ser necessário;
  • Todos os materiais.

Em boa parte dos casos, a metodologia tradicional é adotada por empresas que têm o costume de realizar projetos e não alterá-los de nenhuma maneira, como um endereço virtual para empresas que, após ser estabelecido, não será mudado.

A metodologia ágil (ou agile), por outro lado, é mais flexível para que ocorram mudanças, e estas, por sua vez, podem ser alteradas ou acrescentadas ao longo dos processos de forma que novas ideias possam ser adaptadas.

Utilizada desde os projetos tecnológicos que envolvem softwares e outros processos que não possuem tanta rigidez a serem seguidos, o formato ágil possibilita que o planejamento inicial seja alterado ou até que algumas partes sejam descartadas.

Há empresas que preferem o trabalho de metodologia híbrida, que faz uma união entre o ágil e o tradicional, como um negócio que realiza aluguel por hora sala comercial para reuniões, embora o trabalho seja feito no modelo home office.

Dentre as metodologias, podem existir quatro formatos clássicos que ajudam no planejamento e para que tudo funcione sem erros, sendo eles o formato cascata, Prince2, scrum e extreme programming.

A metodologia em cascata é a que o planejamento ocorre de uma maneira sequencial, avançando somente quando a etapa anterior tiver sido cumprida com êxito, o que diminui as chances de ocorrerem erros.

Essa fórmula de metodologia também é feita se as etapas forem bem definidas e necessárias desde o início do projeto, o que não permite maior flexibilidade para ocorrer mudanças.

A metodologia Prince2 possui três etapas divididas em sete partes cada, dentre as categorias de princípios, temas e processos, o que a torna flexível ou até se mostra como uma forma híbrida da metodologia.

A metodologia scrum é a que pode ser considerada no formato ágil, isso porque sua principal característica são os ciclos que realizam entregas, e essas finalizações compõem o produto final do procedimento.

Isso possibilita uma flexibilidade ainda maior para alcançar o resultado final, promovendo a chance de criar novas alternativas durante o decorrer do processo.

Além disso, é bastante utilizado principalmente no que se refere aos desenvolvimentos de software, por ter uma correção de erros na hora.

Também conhecido como XP, o extreme programming é um formato de metodologia ágil que pode ser similar ao scrum, porém, com uma maior simplicidade no que se refere ao foco da produção.

Os ciclos do XP são mais curtos e pode ter alterações ainda ao longo dos procedimentos, e as revisões também são feitas a todo momento para que o produto final saia com uma qualidade que não precise de revisão ou cancelamento.

O que distingue o método e a metodologia?

Embora de início pareçam se tratar dos mesmos assuntos, a diferença entre o método e metodologia de projetos podem ser pequenas, porém, importantes para que sejam distinguidas.

O método é ligado a uma etapa ou algum processo que possa ser isolado do projeto, ainda que pertençam ao mesmo. Já a metodologia trata-se de tudo o que se refere a como o projeto será executado.

Desse modo, uma empresa de limpeza final de obra pode ter vários métodos sobre como irá realizar a limpeza de determinadas áreas, de acordo com o ambiente, mas sua metodologia sempre será a de entregar no prazo estipulado.

O que acaba tornando as diferenças entre os métodos e a metodologia em algo que ao serem unidas, podem melhorar uma rotina já estipulada em algo mais efetivo, dando à empresa um progresso em relação à concorrência. 

Elegendo a melhor metodologia

Por ser um projeto que envolve várias etapas até o resultado e o objetivo final serem alcançados, saber escolher qual a melhor metodologia para planejar e executar a ação certamente é algo importante.

Por essa razão, é essencial saber o nível de conhecimento da equipe que irá realizar o projeto, como agirão em casos que surja a necessidade de fazer mudanças, o entendimento nas mais diversas tecnologias e tudo o que engloba o projeto que será trabalhado.

Nos casos mais complexos de um projeto, uma empresa de gerenciamento de resíduos deve optar pela metodologia que realize um maior detalhamento, além de um planejamento tradicional para se prever possíveis empecilhos.

Quanto mais complexo for o projeto, o mais indicado são as metodologias tradicionais para obter um planejamento maior, e os projetos simples, são recomendados os formatos híbridos ou os ágeis.

Considerações finais

Um empreendimento tem um método e metodologia de projetos para que possa colocar em prática seus planejamentos, com uma maior segurança e comprometimento, torna-se um negócio que possui uma organização interna e também externa referente aos clientes.

Embora suas diferenças possam ser algo que demanda atenção, a união entre o método e a metodologia em um projeto pode ser útil para qualquer tipo de organização, desde uma loja de materiais de construção até uma empresa de zeladoria e portaria.

Adotar um método ou metodologia para executar processos, mostra-se como algo que faz com que o negócio saiba onde deve melhorar, e assim inovar a ponto de se transformar em uma referência em seu segmento mercadológico.

Com várias opções que mais se encaixam em seus projetos, uma metodologia pode ser fixa ou pode ser flexível, assim como os métodos que serão adotados para se chegar ao objetivo final, de forma a seguir o cronograma mais assertivo.

Deixe um comentário