Hoje sabemos que existe uma grande quantidade de ações que podem ser tomadas para gerenciar com inteligência determinadas situações. O Scrum é mais um dos vários processos de gerenciamento que possuem o objetivo de diminuir a complexidade de algumas ações.
Naturalmente, ele foi criado com o objetivo de suprir algumas situações relacionadas ao desenvolvimento de produtos novos. Agora, se relaciona de maneira bem mais direta com a entrega de valor, melhorando e muito a experiência do cliente, seja no marketing ou em qualquer outra área.
A cada dia se fala mais sobre esse tema, mas muitos não sabem tudo sobre seu funcionamento. Então, antes de falar sobre os pilares do Scrum, vamos entender ele de maneira mais completa, conhecendo suas funções e também as consequências que poderá ter para a empresa.
O que é Scrum?
Como método para diminuir a complexidade de algumas atividades, devemos entender o Scrum como uma ação que se baseia em algum modelo. Porém, esse mesmo modelo pode ser personalizado de acordo com as necessidades. Ele também possui algumas divisões que são:
- Scrum Leve;
- Fácil de entender;
- Difícil de dominar.
As regras são simples nesse momento. Quando se trata da parte “leve”, diz respeito a não existir algum método engessado, que seja burocrático, por exemplo. Ele também é fácil de entender, visto que seu método para interpretação se baseia em um nível de abstração alto e bem detalhado.
Mas no fim, o que realmente toma a atenção da maioria daqueles que tentam utilizar esse método é a parte “difícil de dominar”. Geralmente se tem dúvidas… afinal, como algo pode ser leve, fácil de entender, mas ainda assim difícil de dominar? Vamos entender melhor a seguir.
Scrum difícil de dominar? O que significa?
De fato, os dois primeiros quesitos mencionados são bem fáceis de entender. No entanto, quando chegamos ao terceiro há complicações em entender. Afinal de contas, o que faz com que o Scrum seja visto como algo difícil de dominar.
Bem, a relação não diz respeito ao método em si, mas a sua aplicação. Isso porque muitas empresas precisam alterar seu mindset e até mesmo a cultura geral para aplicar essa característica. Principalmente porque são os pilares do Scrum que causam boa parte das mudanças que iremos mencionar.
E, por falar neles, como são a base para que se consiga gerar um grande crescimento, precisam ser aplicados no dia a dia. Para conseguir isso, torna-se tarefa básica compreender os valores gerais. Vamos entender.
Primeiro: transparência
Esse não é o primeiro método que utiliza a transparência para desenvolver melhorias. De fato, quando se tem visibilidade do que está acontecendo, as chances de ganhar aumentam. Assim, quando há necessidade de diminuir a complexidade de alguma ação, todos aqueles que estão presentes e fazem parte de alguma entrega, devem conhecer o projeto como todo.
A transparência pode ser algo a se desenvolver em boa parte dos negócios. Reuniões para definir ações bem direcionadas, conversas durante o dia a dia, desenvolvimento de uma comunicação com atualizações e outras ações fortalecem esse primeiro pilar do Scrum.
Ele também contribui para o que muitos consideram “difícil de dominar”. No entanto, a cada dia as empresas estão mais focadas em demonstrar transparência a partir de ações rápidas, mas que tenham uma comunicação valiosa.
A inspeção?
Outra tarefa bem interessante é a inspeção. Depois de passar pelo processo de conhecer a fundo o projeto que está sendo realizado, há uma necessidade de entender o que está acontecendo no geral. Precisamos entender que existem muitas outras ações que podem ser tomadas para executar determinada tarefa.
Assim, uma visão crítica sobre a situação contribui bastante. A inspeção trata exatamente desse pensamento. Assim, o trabalho realizado consegue ser mais leve, visto que não há um método correto para agir.
É claro, há todos os cuidados para que a ação seja bem realizada, com um objetivo bem definido. Mas, como mostrado acima, o Scrum não pode ser algo “Engessado”, precisa ser leve!
Adaptação
Por fim, a adaptação fecha com chave de ouro todas as ideias do Scrum. Isso porque a partir dela existe uma margem para melhorar sempre. Há como se adaptar e entregar cada vez melhores resultados, de acordo com aquilo que é solicitado. Lembre-se que toda a estratégia do Scrum deve se basear em algo assim.
Assim, outro ponto de grande relevância diz respeito a solucionar problemas. Imagine que a adaptação diz muito sobre isso. Afinal, a partir do momento em que realizamos mudanças tão claras e bem direcionadas, percebemos que nem sempre há uma quantidade de ações corretas para seguir.
Nem sempre “utilizar o mesmo método” funcionará. Portanto, a adaptação que estamos falando aqui, também diz muito a respeito da leveza do Scrum. Há maleabilidade nas situações de acordo com aquilo que se deseja.
O Scrum vale a pena?
Bem, depois do que foi dito aqui, você notou que algumas ações podem ser muito otimizadas graças a esse processo. Porém, devemos reconhecer também que existem muitos outros que são base para a diminuição no tempo ou nos custos de alguma produção. Então, qual o melhor?
Dependerá do que deseja… seu crescimento dita o que precisa. O Scrum com toda certeza será de grande ajuda em diversas ações. Isso porque ele se baseia em três pilares fortes que conseguem manter uma equipe em sintonia durante a produção de algum produto ou serviço.
Como utilizar os pilares corretamente
Os pilares podem parecer simples, mas precisam ser aplicados de maneira estratégica. Até porque não é fácil manter uma comunicação em 100%. Em determinados momentos, haverá erros, seja por falha de interpretação ou simplesmente porque aquilo que foi solicitado não poderá ser cumprido dentro de um prazo.
Por isso é tão importante que o Scrum seja desenvolvido. A cada dia se necessita de alteração para que o resultado desejado seja agradável. Sabemos que não é uma tarefa fácil, portanto, a dedicação em entregar algo concreto e bem elaborado deve existir sempre.
No geral, os pilares do Scrum apenas precisam de prática para se desenvolver corretamente.
Mude a forma de pensar
Uma das formas mais práticas de aplicar o Scrum é alterando sua forma de pensar. Não estamos falando de alterar fatores profissionais, mas de mostrar certa facilidade em pensar diferente. No dia a dia, uma solução recorrente nem sempre é a melhor. A possibilidade de desenvolver novas ideias diz respeito a tudo.
Hoje sabemos a importância disso. Com a tecnologia em plano desenvolvimento, fica cada vez mais simples manter uma boa comunicação. Passar informações mesmo estando longe da empresa. Algo que até pouco tempo atrás era visto como impossível.
No geral, até mesmo em trabalhos Home Office, o Scrum se tornou possível graças a essa maleabilidade.
Conclusão
Os pilares do Scrum são esses, com base neles podemos construir algo mais firme e centrado para alguma empresa. Hoje, com muitas oportunidades no mercado, as ações de negócios precisam de uma organização para que todos os seus trabalhadores consigam se concentrar na produtividade.
Trabalhar com a cultura da empresa e mudar seu mindset para estabelecer o Scrum ajuda bastante. Sendo assim, a busca por um olhar crítico para a escolha desse método também precisa ser bem avaliada.
Talvez você se interesse por: Como estruturar um cronograma integrado