O QUE É UM PROJETO? – DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS CHAVE

A compreensão adequada da definição e das características-chave de um projeto é de grande importância. Qualquer projeto não é apenas uma forma de fazer ou fazer algo, mas é uma oportunidade de alcançar um resultado desejado através da aplicação de uma abordagem de gerenciamento sistemático (por exemplo, desenvolvimento de produto ou compartilhamento de conhecimento).

Uma pessoa ou organização de projeto precisa entender como resolver problemas complexos através do gerenciamento de projetos. Neste artigo vamos definir o termo ‘projeto‘, descrever as características-chave de um projeto e explicar como distinguir um projeto de uma atividade.

O que é um projeto? – Definição de um projeto


Um projeto é uma grande oportunidade para organizações e indivíduos atingirem seus objetivos empresariais e não empresariais de forma mais eficiente, implementando mudanças. Os projetos nos ajudam a fazer as mudanças desejadas de forma organizada e com menor probabilidade de fracasso.

Os projetos diferem de outros tipos de trabalho (por exemplo, processos, tarefas, procedimentos) então click no link ao lado e veja esse artigo e Conheça 3 plataformas para gestão de projetos e automação de tarefas. Enquanto isso, no sentido mais amplo, um projeto é definido como uma atividade específica e finita que produz um resultado observável e mensurável dentro de certos requisitos pré-definidos.

Esta é uma tentativa de aplicar a mudança desejada a um ambiente de forma controlada. Através de projetos podemos planejar e realizar nossas atividades, por exemplo, construir uma garagem, realizar uma (campanha de marketing, desenvolver um website, organizar uma festa, sair de férias, graduar-se com honras da universidade) ou qualquer outra coisa que queiramos fazer.

Um projeto é uma tentativa ou esforço temporário, único e progressivo para produzir algum tipo de resultado tangível ou intangível (um produto, um serviço, uma vantagem competitiva única, etc.). Normalmente inclui uma série de atividades relacionadas que são planejadas para serem realizadas em um determinado período de tempo e dentro de certos requisitos e restrições, tais como custo, qualidade, desempenho, etc.

Principais características

Como pode ser visto na definição dada, qualquer projeto pode ser caracterizado por estas características:

  • Temporárias: Esta característica chave significa que cada projeto tem um início e um fim finitos. O início é o momento em que o projeto começa e seu conceito é desenvolvido. O fim é alcançado quando todos os objetivos do projeto foram alcançados (ou não alcançados se for óbvio que o projeto não pode ser concluído, então é encerrado).
  • Produtos únicos: Cada projeto tem como objetivo produzir um produto, um serviço ou qualquer outro resultado. Os resultados finais devem resolver um problema ou ser analisados antes do início do projeto.
  • Processamento progressivo: À medida que um projeto avança, a pesquisa e a melhoria contínua estão disponíveis, permitindo planos mais precisos e abrangentes. Esta característica chave significa que sucessivas iterações de processos de planejamento levam ao desenvolvimento de soluções mais eficazes para o progresso e desenvolvimento do projeto.


Além das características listadas, um projeto convencional é:

  • Com um propósito, uma vez que tem uma compra racional e mensurável
  • Lógico, já que tem um certo ciclo de vida
  • Estruturado, uma vez que tem interdependências entre suas tarefas e atividades
  • Conflictual, pois tenta resolver um problema que cria um tipo de conflito
  • Limitado pelos recursos disponíveis
  • Risco, pois envolve um elemento de risco


Alguns exemplos de projetos são:

  • Desenvolvimento de um novo produto ou serviço
  • Construção de um edifício ou estrutura
  • Renovação de uma cozinha
  • Projetando um novo veículo de transporte
  • Adquirir um sistema de dados novo ou modificado
  • Organização de uma reunião
  • Implementando um novo processo de negócios


Não importa o tamanho de seu projeto, você pode se beneficiar do uso de modelos editáveis de projetos, esquemas pré-formatados e reutilizáveis que servem como ponto de partida para o planejamento de novos trabalhos. Os modelos permitem que você estabeleça tarefas, orçamentos, calendários, relatórios e outros documentos de gerenciamento de projetos sem ter que começar do zero todas as vezes.

Divisão de Trabalho


Nas organizações, um projeto é definido como um trabalho planejado para execução no ambiente empresarial atual. Esta definição permite distinguir entre outras peças, como por exemplo:

  • Programa – um objetivo amplo e de longo prazo que é freqüentemente dividido em uma série de projetos e subprojetos
  • Tarefa – uma atividade identificável e mensurável que cria uma pequena unidade de trabalho para um projeto relacionado
  • Pacote de trabalho – divisão de uma atividade de projeto
  • Unidade de trabalho – divisão de pacotes de trabalho


Os projetos, juntamente com os programas, tarefas, pacotes de trabalho e unidades de trabalho, são os elementos da estrutura de trabalho de ruptura ou EDT. Muitas vezes, a EDT é utilizada para determinar uma hierarquia de projetos de acordo com as atividades, com referência a seus resultados e objetivos.

Um programa compreende vários ou mais projetos maiores. Um projeto maior pode ser subdividido em sub-projetos menores e relacionados. Cada uma delas pode ser subdividida em atividades que, por sua vez, são subdivididas em atividades ou sub-atividades relacionadas. Uma atividade inclui uma série de objetivos menores controlados por marcos.


Gerenciamento de projetos


A gestão de projetos é a arte de planejar, controlar e executar um projeto de forma a garantir o sucesso do resultado desejado. É amplamente utilizado em organizações como um conjunto de ferramentas para atingir metas e objetivos estratégicos.

Os principais benefícios de utilizar o gerenciamento de projetos no ambiente empresarial podem ser descritos como

  • Acelerando a melhoria e o fortalecimento da gestão empresarial através da aplicação de idéias de gestão participativa. Os projetos ajudam a envolver os funcionários no processo de tomada de decisão
  • Adotando uma abordagem de engenharia de sistemas que ajude a lidar com os riscos de forma eficaz
  • Fazendo mudanças específicas ligadas às estratégias corporativas

Deixe um comentário