Stakeholder | Definição de Stakeholder por Elephantine

O que vou encontrar no post :

O que é um stakeholder?

Stakeholders


Um stakeholder é uma parte que tem um interesse em uma empresa e pode influenciar ou ser influenciada por ela. As principais stakeholders de uma empresa típica são seus investidores, funcionários, clientes e fornecedores. Entretanto, com um foco crescente na responsabilidade social corporativa, o conceito se expandiu para incluir comunidades, governos e associações empresariais.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES:

  • Um stakeholder tem um interesse criado em um negócio e pode influenciar ou ser influenciada pelas operações e desempenho de um negócio.
  • Os stakeholders típicos são investidores, funcionários, clientes, fornecedores, comunidades, governos ou associações empresariais.
  • Os stakeholders de uma entidade podem ser tanto internos quanto externos à organização.

Compreendendo os stakeholders

Os stakeholders podem ser internos ou externos à organização. Os stakeholders internos são pessoas cujo interesse em uma empresa deriva de um relacionamento direto como gestão de projetos, emprego, propriedade ou investimento. Os stakeholders externos são aqueles que não trabalham diretamente com a empresa, mas que são afetadas de alguma forma pelas ações e resultados da empresa. Os fornecedores, credores e grupos públicos são considerados stakeholders externos.

Exemplo de um stakeholder interno

Os investidores são stakeholders que são significativamente influenciados pela empresa parceira e seus resultados. Se, por exemplo, uma empresa de capital de risco decidir investir 5 milhões em uma tecnologia start-up em troca de 10% das ações e uma alavancagem significativa, a empresa se torna um stakeholder interno da start-up. O retorno do investimento da empresa de capital de risco depende do sucesso ou do fracasso da empresa, o que significa que a empresa tem um interesse declarado.

Exemplo de um grupo de stakeholders externos

Os stakeholders externos, ao contrário dos stakeholders internos, não têm uma relação direta com a empresa. Ao contrário, um stakeholder externo é geralmente uma pessoa ou organização afetada pelas operações da empresa. Quando uma empresa excede o limite de emissão de carbono permitido, por exemplo, a cidade onde a empresa está localizada é considerada um stakeholder externo porque é afetada pelo aumento da poluição.

Por outro lado, as partes interessadas externas às vezes podem ter um efeito direto sobre uma empresa sem uma ligação clara com a empresa. O governo, por exemplo, é uma parte interessada externa. Quando o governo inicia mudanças na política de emissões de carbono, a decisão afeta as operações comerciais de qualquer entidade com níveis mais altos de carbono.

Questões dos stakeholders

Um problema comum para empresas com múltiplos stakeholders é que seus interesses podem não coincidir. De fato, os interesses podem estar em conflito direto. Por exemplo, o principal objetivo de uma empresa, do ponto de vista de seus shareholders (acionistas) ou gestores de projetos, é maximizar os lucros e aumentar o valor para os shareholders (acionistas). uma vez que os custos de mão-de-obra são inevitáveis para a maioria das empresas, uma empresa pode tentar manter esses custos sob rígido controle. Isto corre o risco de perturbar outro grupo de interessados, os trabalhadores. As empresas mais eficientes gerenciam com sucesso os interesses e expectativas de todos os seus participantes.

Stakeholders vs. Shareholders (acionistas)

Os stakeholders estão vinculadas a uma empresa por algum tipo de interesse pessoal, geralmente por um prazo mais longo e por razões de necessidade. Enquanto isso, um shareholder (acionista) tem um interesse financeiro, mas um shareholder (acionista) pode vender uma ação e comprar ações diferentes ou manter os lucros em dinheiro; eles não têm uma necessidade de longo prazo para a empresa e podem sair a qualquer momento.

Por exemplo, se uma empresa tem um desempenho financeiro ruim, os fornecedores da cadeia de fornecimento dessa empresa podem sofrer se a empresa limitar a produção e não utilizar mais seus serviços. Da mesma forma, os funcionários da empresa podem perder seus empregos. Entretanto, os shareholders (acionistas) da empresa podem vender suas ações e limitar suas perdas.

Perguntas mais freqüentes

Quais são os exemplos de stakeholders?

Exemplos de stakeholders importantes para uma empresa incluem seus shareholders (acionistas), clientes, fornecedores e funcionários. Algumas dessas stakeholders, tais como os shareholders (acionistas) e os funcionários, são internas à empresa. Outros, tais como os clientes e fornecedores da empresa, são externos à empresa, mas são afetados pelas ações da empresa. Atualmente, tornou-se mais comum falar sobre uma gama mais ampla de partes interessadas externas, como o governo dos países onde a empresa opera, ou mesmo o público em geral.

Por que os stakeholders são importantes?

Os stakeholders são importantes por uma série de razões. Para os stakeholders internos, eles são importantes porque as operações da empresa dependem de sua capacidade de trabalhar em conjunto em prol dos objetivos da empresa. Os stakeholders externos, por outro lado, podem afetar o negócio indiretamente. Por exemplo, os clientes podem mudar seus hábitos de compra, os fornecedores podem mudar suas práticas de fabricação e distribuição com uma ferramenta conhecida como análize swot, e os governos podem modificar as leis e regulamentações. Em última instância, o gerenciamento das relações com os stakeholders internos e externos é a chave para o sucesso de uma empresa a longo prazo.

Os stakeholders e os shareholders (acionistas) são os mesmos?

Embora os shareholders (acionistas) sejam um tipo importante de stakeholders, eles não são os únicos interessados. Exemplos de outros stakeholders que incluem funcionários, clientes, fornecedores, governos e o público em geral. Nos últimos anos, tem havido uma tendência para pensar mais amplamente sobre quem constituem os stakeholders de uma empresa.

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