Tipos de tarefas no Microsoft Project Professional

O Microsoft Project oferece três tipos de tarefas. Os tipos de tarefas definem o comportamento que a tarefa terá em seu agendamento, neste post vamos detalhar cada um deles.

Ao total existem três tipos de tarefas, são eles:

  • Duração Fixa;
  • Trabalho Fixo;
  • Unidades Fixas.

Tipos de Tarefas: Duração Fixa

Neste modo você controla o agendamento da tarefa pelo campo Duração, ou seja, o término da tarefa será calculado de acordo com a quantidade da duração, independentemente da quantidade de horas ou quantidade de alocação dos recursos na tarefa.

Exemplo: Em uma tarefa com um único recurso é possível colocar 2 dias de duração com 72 horas de trabalho. O Project indicará uma inconsistência pois não é possível que um único recurso faça 72 horas de trabalho em dois dias. Você pode escolher para que o Project aumente a duração da tarefa ou aumente as horas de trabalho do recurso por dia. Mesmo que altere a quantidade de horas da tarefa, a duração não se altera.

A duração pode ser informada em horas, dias, meses ou anos.

consultoria ppm
project

Tipos de Tarefas: Trabalho Fixo

Aqui temos o contrário do agendamento em Duração Fixa. O agendamento da tarefa será controlado pela quantidade de horas de trabalho indicadas, independente da duração quantidade de alocação dos recursos na tarefa.

Exemplo: Em uma tarefa com um único recurso é possível colocar 40 horas de trabalho com 60 dias de duração. O project indicará uma inconsistência pois é possível que em 40 horas a tarefa seja realizada em 5 dias. Você pode escolher para que o project diminua a duração e mantenha as horas de trabalho dos recursos ou para que o project diminua as horas por dia dos recursos para caber nos 60 dias de duração da tarefa.

trabalho fixo no microsoft project
project professional

Unidades Fixas

O agendamento em unidades fixas controla a tarefa de acordo com a porcentagem de alocação dos recursos.

Exemplo: Se você possui um recurso com disponibilidade de 8 horas/dia para o projeto e aloca este recurso com 100% de disponibilidade em uma tarefa, assim, o Project entende que ele terá 8 horas por dia dedicado exclusivamente para esta tarefa, com isso a quantidade da duração e trabalho será calculado automaticamente com base nisto.

Na imagem abaixo atribuímos uma tarefa e indicamos o recurso com 50% de alocação, assim ele terá disponibilidade de apenas 4 horas por dia para a tarefa mesmo tendo a disponibilidade de 8 horas para o projeto como um todo. Assim, serão necessário 2 dias para a conclusão de uma tarefa de 8 horas.

tipos de tarefas no microsoft project

Relação entre os tipos de tarefas

A imagem abaixo ilustra a relação entre os três tipos de tarefas.

consultoria project online
Fonte: Microsoft

Alterando o tipo da tarefa

Por fim, para alterar o tipo da tarefa basta clicar com o botão direito do mouse sobre a tarefa e depois clicar em Informações. Então, na guia Avançado altere o Tipo da Tarefa.

informações de tarefas no microsoft project
unidades fixas microsoft project

Quer saber como podemos, ajudar a sua empresa na utilização do project? Clique aqui para agendar uma apresentação com um de nosso especialistas.

Por fim, acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdo.
Linkedin
Instagram
Youtube

Deixe um comentário